Por: Agência PT, em 26 de maio de 2015 às 17:31:11
A revista norte-americana “Forbes” elegeu a presidenta Dilma Rousseff a mulher latino-americana mais poderosa do mundo. O ranking divulgado nesta terça-feira (26) revela o nome das 100 mulheres mais poderosas do mundo, onde a chefe de Estado brasileira ocupa a 1ª  posição na região da América Latina e o 7º lugar no planeta.
 
Na sequencia das latino-americanas da lista, vem Cristina Kirchner, que ocupa a 16ª colocação, e a chilena Michelle Bachelet, a 27ª.
 
No mundo, a chanceler alemã Angela Merkel lidera pelo 5º ano consecutivo a lista das 100 mais poderosas do mundo. Para a Forbes, em 2016 a pré-candidata democrata à presidencia dos EUA Hillary Clinton tem grandes chances de ocupar o primeiro posto no próximo ano. Este ano ela está em 2º lugar. Quem mantém a 3º posição é a filantropa Melinda Gates. Michelle Obama também está na lista e registra a 10º colocação.
 
A revista avalia o poder de acordo com a riqueza, poder midiático, e esferas de influência. Na lista há mulheres que trabalham nas áreas de política, negócios, finanças, tecnologia, mídia, entretenimento, que atuam em instituições de caridade, além de bilionários.
 
A lista inclui oito chefes de Estado e uma monarca, a britânica Rainha Elizabeth II, na 41º posição, à frente de países com um Produto Interno Bruto combinado de US$ 9,1 trilhões.
 
Entre os novos rostos da lista destacam-se os da chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini (36ª); a primeira-ministra polonesa, Ewa Kopacz (40ª), e a cantora Taylor Swift (64ª), que com 25 anos é a mais jovem.
 
Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias