Magazine do Xeque-Mate

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Saldo das eleições 2012 em Votorantim - Não culpo a população! Mas saiba por que o PT perdeu uma eleição tão ganha

Xeque- Marcelo Bancalero
Eu acredito que por conta dos votos de protesto em Fernando do DEM e os protestos feitos por mais de 6 mil votos brancos e nulos foram os fatos  mais relevantes que vieram a fazer com que Erinaldo ganhasse a eleição. 
Mas quero dizer que Pivetta não perde essa eleição para Erinaldo.  O candidato do PSDB manteve a mesma votação da eleição passada, apenas alguns votos a mais..
Vamos entender a situação.


PSDB 45 ERINALDO ALVES DA SILVA teve 25.829  votos  em 2004 -  46,143%
                                                                                  e 22.489  votos em 2008  -  37,56%  
                                                                                  e 23.534  votos em  2012   -37,45%  
Como podemos ver Erinaldo perdeu  3340 votos de 2004 para 2008
E nessa eleição  só recuperou  1045 votos dos 3340 que tinha perdido em 2008 em relação a 2004
 Assim, ao vermos agora as duas eleições em que Pivetta  concorre;

PT              13 Carlos Augusto Pivetta                  teve 26.183   votos em 2008    - 43, 73%
                                                                                  e 20.824  votos em 2012    - 33,14%
Pode-se ver que Pivetta perdeu  5359 votos
Para quem ele perdeu estes  votos?
Como vemos nos dados acima, não foi para Erinaldo
Então Pivetta não perdeu para o o PSDB
Vamos entender;
A terceira opção do DEM o candidato Fernando 18.479 votos - 29,41%
Se  compreendermos bem a situação politica, veremos que Fernando destes 18.479 votos , podemos considerar mais ou menos a metade ou um pouco mais disso, como votos de um eleitorado consciente que  acreditou em suas propostas ( ainda que absurdas), e o restante, como votos de protesto.
Como sei disso?
A última pesquisa apontava 2,79% de votos brancos/nulos e 13,37 % de pessoas indecisas , que não sabiam ou não quiseram opinar.
Matemática pura!
Somando as porcentagens acima - 2, 79% + 13,37% = 16,16%
Agora vejamos a porcentagem dos votos brancos e nulos desta eleição;

Brancos 2.893 - 4, 16%
Nulos     3.860 - 5, 55%
Total   B/N = 6.753 - 9,71%

Em relação à porcentagem  da pesquisa que  pressupostamente  seria aproximadamente a de eleitores que  entrariam na porcentagem de votos B/N   16,16% - 9,71% = 6,45% de diferença da pesquisa.
Se estes "indecisos" que saíram das estatísticas da última pesquisa, como pudemos ver até aqui, não  se  transferiram totalmente para para Erinaldo, podemos pressupor que foram para o Fernando. 
Não como votos  de leitores conscientes, mas sim, em forma de protesto.

Lembrando que não sou cientista politico e nem  matemático. Faço apenas comparações que me ajudam a compreender o cenário politico que permitiu este trágico acontecimento, mesmo que  ainda assim, a democracia tenha vencido.
O que eu proponho a provar acima é que Pivetta do PT não  perde a eleição para o candidato tucano, mas sim, perdeu por que a terceira opção, o candidato do DEM, por não saber esperar sua vez, rachou o eleitorado e trouxe para ele mais ou menos  metade dos votos que recebeu, de quem acreditou nele e suas propostas absurdas, e aproximadamente outra metade como votos de protesto. Assim, sua atitude nem o elegeu, pois não estava mesmo preparado, e ainda jogou a cidade depois que se desenvolveu, nas mãos de quem esteve no poder ou por trás deste, por 18 anos e não deixava ela se desenvolver para não ter trabalho. 
Não culpo a população!
Mas  de certa forma preciso cobrar, para que isso deixe de acontecer, que se tome providências quanto a essa questão..
Não podemos permitir mais que isso aconteça!
Que votos indecisos, de protesto, brancos e nulos  decidam uma eleição.
Destruam assim a democracia.
Estamos falando de uma quantidade de votos  que poderia até eleger o terceiro candidato!
De uma eleição que um candidato que não cresceu em relação as eleições anteriores e se elege de maneira que não convence a ninguém de que foi a escolha plena da população!
E ainda  com mais um agravante, elegendo candidatos de seu partido com os votos de legenda que  foram  também influenciados pelos índices absurdos de B/N.
Precisamos  de aulas de politica nas escolas desde as primeiras séries do Fundamental para que  tenhamos eleitores que  entendam a gravidade de atitudes como esta, a do voto nulo , ou em branco!

Mas enfim, ainda que eu continue  acreditando que a atitude  desesperada e  fora de hora de Fernando  querer realizar seu sonho legítimo  de ser prefeito como o pai,  foi  um ato que ajudou  a  jogar uma cidade que se desenvolveu  em 4 anos , mais que nos 18 em que o candidato que retornou  esteve no poder ou por trás dele, ainda assim, tenho de cumprimentar a população pelo exercício da cidadania e construção da democracia!
E Pedir a Deus, que na sua infinita sabedoria, dê um pouco de bom senso a esse  homem que assumirá em  2013, para que não permita mais o retrocesso!
Mesmo que não deixe a cidade crescer por 4 anos, que ao menos  não  a faça retroceder. 
Que respeite não ao Pivetta, mas a população de Votorantim, mantendo tudo o que foi  iniciado em prol dos cidadãos desta cidade. E dê continuidade ao que estiver iniciado. E cumpra suas promessas!
Um abraço a todos os leitores deste Blog e obrigado por cada apoio que recebi nestes meses.
Vamos continuar, agora como oposição, papel que como petista sabemos bem como nos colocar, e lutar pelo que for melhor para todos.
Obrigado aos opositores, aqui e nas redes sociais.
Nossas discussões  só fizeram com que o gosto pela luta  e militância viesse a crescer  mais, além  de enriquecer a democracia!
Parabéns Pivetta e Marcos Mancio e todo este grande grupo politico que trouxe nossa cidade a este nível, e que perdem uma eleição, alem destes motivos acima, por que quiseram fazer uma campanha limpa e de propostas, e não entraram no jogo sujo da oposição. Chegando a me mandar emails para que eu pegasse leve e deixa-se de bater. Mas como não tinha vínculos, como diria o Jânio Quadros meu primeiro exemplo em politica, "Filo por que quilo". Fiz ao meu modo e não me arrependo. 
Parabéns aos militantes virtuais de Votorantim! Amigos que mandavam materiais, me avisavam onde havia uma calúnia, uma difamação, para que pudesse fazer a defesa do que eu acreditava.
Deus nos abençoe a todos, pois vamos precisar muito nestes 4 anos!

14 comentários:

  1. O choro é livre! (e as contradições do seu texto também, tanto que usa e abusa delas!)

    ResponderExcluir
  2. Durante toda a campanha você falou tantas barbaridades...

    Agora, com o fim da eleição e a decisão soberana do povo (que tirou o PT do poder por acreditar que em 4 anos nada fizeram e, por isso, seria imprudente mante-los por mais 4 anos) você, contrariando a lógica, infla-se em contradições e desfaz-se em falácias!

    Neste momento, seria prudente e inteligente de sua parte, ficar quieto.
    Tenha mais humildade e poupe-nos de besteiras!

    ResponderExcluir
  3. Marcelo,
    É difícil fazer análise lógica após resultado das eleições; para mim, também sem conhecimento científico, o povo quis mudança, pois a votação do Fernando foi expressiva. Penso que a equipe de campanha não conseguiu encontrar um eixo de apoio para enfrentar dois candidatos que vieram sustentando a campanha na crítica quanto à concessão do SAAE, o valor despendido na praça, os problemas na área da saúde e as obras feitas em épocas de eleição. Mesmo a equipe de campanha sabendo que esses temas viriam ao debate público, não vi uma estratégia à altura da divulgação das referidas críticas.
    Vamos aguardar e já percebendo que a oposição na Câmara da cidade (7 x 4) será uma das maiores dificuldades do futuro Prefeito. A partir de 2000, com as modificações legais, o Prefeito, mais do que nunca, depende de uma Câmara situacional.
    John McCain, em 2008 em seu discurso, após perder as eleições para Obama, conclamou o povo a honrar o novo Presidente, pois foram adversários somente até o dia das eleições. Disse McCain: “Desejo boa sorte ao homem que foi meu oponente e será meu presidente...”.
    Votorantim está nas mãos daquele que o povo confiou seu voto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu querido no brasil tudo é privatizado até a nossa energia eletrica e acho q depois q o saae saiu tivemos muitas melhorias pelos menos no meu bairro não falta mais água e a conta caiu 70% na minha casa, a praça de eventos é verba q foi gastada lá é obrigatóriamente somente para a praça de eventos por tanto não poderia ser usada em prol de outros pense nem todo mundo é tapado o que o erinaldo fez foi só tirar o transporte de crianças especiais falo isso porque tenho uma irmã portadora de nessecidades especiais e sei muito bem o que passamos tivemos que entrar até com ação judicial ele é q não pense q estamos de olho nele

      Excluir
  4. É ISSO MSM NÃO SOU DE PARTIDO NENHUM E NEM SIMPATIZANTE MAS GRAÇAS Á DEUS TENHO VISÃO DE POLÍTICA E TENHO CERTEZA QUE A POPULAÇÃO VOTORANTINENSE IRÁ SE ARREPENDER DE TER NA CIDADE UM PREFEITO COMO O ERINALDO,NASCI EM SOROCABA MAIS SOU CRIADA EM VOTORANTIM DESDE Q NASCI E ACOMPANHO O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE A EXATO 18 ANOS E CONCORDO PLENAMENTE Q ERINALDO NÃO É CAPAZ DE FAZER NADA POR NOSSA CIDADE,ACOMPANHEI O GOVERNO CASSOLA NÃO TENHO O Q RECLAMAR NÓS DA POPULAÇÃO CARENTE TIVEMOS MUITOS BENEFÍCIOS E AGORA NO GOVERNO PIVETA ESTAVAMOS PROGREDINDO CADA VEZ MAIS ESTOU MUITO DECEPCIONADA COM ESTE RESULTADO MAIS ENFIM ESTAMOS DE OLHO E CASO ACONTEÇA ALGO TRÁGICO NOS UNIREMOS PRA ARRANCAR ESSE GOVERNO DA PREFEITURA

    ResponderExcluir
  5. Marcelo, sou PT, votei no Pivetta.
    concordo com Você quando diz que o Pivetta não perdeu para o Erinaldo, mas discordo e repudio quando acusa o candidato Fernando pois democracia não existe esta de esperar a Vez. todos tem o direito de se lançarem candidatos. ao meu ver o pivetta perdeu para ele mesmo, não sei se por egocentrismo ou falta de uma equipe de apoio que abrissem seus olhos. pois nos 2 primeiros anos de mandato ficou apagado sem divulgar suas obras direcionadas mais nas periferias onde o povo precisa mas não aparece e se não fizer boa divulgação ninguém fica sabendo. mas o tiro no pé não sei se por ingenuidade ou egocentrismo mesmo ao se achar um "lula" foi a Terceirização do SAAE nenhum governante em sã conciência faz uma terceirização em ano eleitoral. pois não se tem tempo hábil para se demonstrar para população que foi a melhor opção, dando muita munição para oposição.
    então meu caro amigo não Culpe o Fernando por tentar ser prefeito e sim o pivetta e sua equipe, que não perceberam o tiro no pé que estavam dando. não poderia ter esperado o próximo mandato e fazer a terceirização logo no inicio tendo assim 4 anos para demonstrar para população que foi uma decisão acertada. Então o PT de Votorantim monstra que está aprendendo com o PT de Sorocaba que não sabe lidar com campanha eleitoral. Meus Pesames ao Pivetta, que entrega uma Votorantim Forte e com um belo caminho de mão beijada para os Tucanos. agora é esperar que daqui a 4 anos o Cassola volte a nos Salvar. melhor prefeito que Votorantim já teve.!!

    ResponderExcluir
  6. Quem planta colhe! Venderam o SAAE e compraram um SAI!!!!!! kkkkkkkk

    kkk... quanto chororô!!!!
    E o engraçado é que acham que o Pivetta foi competente...
    Fazem-me rir!!!! km

    ResponderExcluir
  7. É mais simples que isso. Se pensarmos que 3.000 eleitores de Votorantim acompanham os candidato e correligionários nas redes sociais e, nos ativermos que o Pivetta teve um companheiro, cujo nome é MARCELO BANCALERO, que DETONOU com a campanha petista em Votorantim nas redes sociais, principalmente no Facebook ... percebe-se de onde "sumiram" os votos ao petista. PORTANTO, a "culpa" da derrota do Pivetta pode ser depositada na sua conta (viva com essa CULPA) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente!!!!
      Esse MARCELO LEROLERO faz a rejeição do candidato que ele apóia ir às alturas!

      Excluir
    2. Concordo plenamente,mesmo gostando do Pivetta,lendo esse monte de bobagem acabei votando 45.

      Excluir
  8. Bando de sem noção... O que vale é o bem da cidade, não importa o partido. Vereadores limitem-se a uma oposição justa e responsável. GOSTEI do LEROLERO, deveria mudar de nome... rs

    ResponderExcluir
  9. Quanto lero lero. Ganhou quem teve mais voto . Assim como aconteceu com Cassola e Piveta nas eleições passadas, onde Erinaldo e Silvano estavam am candidaturas separadas. Usaram a mesma estratégia juntaram-se , assim como um dia juntou-se Pivetta e Cassola.
    O resto é lero lero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa faço questão de responder! Ao sr. Anônimo que tem medo de mostrar a cara! Aliás faz bem mesmo! Por que eu morreria de vergonha de mostrar a cara defendendo e de maneira tão tosca o que ele defende.
      Bom amigo... Eu mostrei nos números que Erinaldo não teve mudanças nos números, ao menos não as teve de maneira significativa. E mostrei que Pivetta não perdeu pra Erinaldo. Nas minhas contas tiro o crédito de Silvano, pois acredito que a população não aceitou a ideia de rodeio, e que com a aliança deste candidato o tucano cresce pouco mais de mil votos
      O que a sua afirmação ai em cima diz, é que graças a Silvano Erinaldo venceu o Pivetta...
      Oras diz isso por que acredita que Silvano veio com os aproximados 10 mil votos da eleição passada.
      Bom , então pela sua análise cara sr. Anônimo... O candidato tucano teve a menor de todas votações. Se não fossem os 10 mil votos do Silvano ele não teria nem se aproximado do demo Fernando.
      Sabe...
      Acho que vou ficar com sua análise...
      É bem melhor penas em Erinaldo com apenas 14 mil eleitores ou menos ainda já que Silvano foi tão importante né!
      Valeu a dica!

      Excluir

Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido