Magazine do Xeque-Mate

segunda-feira, 12 de março de 2012

Uso da máquina administrativa por vereadores em Sorocaba, vamos ficar alertas em Votorantim


Xeque - Marcelo Bancalero

Devemos estar atentos em todo o país quanto a esse abuso e denunciar.
Não é justo que algumas pessoas sejam favorecidas, em detrimento da importância das  necessidades de outras e tudo isso em troca de votos.
Aqui em Votorantim já denunciei isso AQUI, AQUI e AQUI
Faça o mesmo!
Não se permita ser manipulado!

09/03/2012 12h38 - Atualizado em 09/03/2012 18h07

Vereadores de Sorocaba, SP, 'furam



 

filas' no atendimento da saúde



Quem procura a ajuda de um vereador consegue consulta mais rápido.
Parlamentares disseram que apenas questionam Secretaria sobre demora.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Veja o vídeo AQUI
Alguns vereadores de Sorocaba , SP, usam a influência para "furar a fila" dos atendimentos de saúde da cidade. Os beneficiados são pessoas que, diante da espera de até um ano para consultas, procuram os parlamentares para acelerar o processo. Apesar de flagrada pela reportagem da TV Tem, a prática é negada pelos parlamentares. 
A reportagem teve acesso a documentos que mostram como funciona o esquema. Um deles é um ofício enviado pelo vereador Cláudio do Sorocaba 1 (PR) à Secretaria da Saúde. Ele pede uma consulta com um “especialista em glaucoma” para uma pessoa que o procurou.
Uma das assessoras de Cláudio, filmada com uma câmera escondida, explica como funciona a “ajuda” parlamentar. Segundo ela, enquanto no SUS há uma fila única, com o vereador dá para “pegar um atalho”.  O vereador preferiu não se manifestar sobre o asunto.
Em outro documento, emitido em nome do parlamentar Pr. Luís Santos (PMN), há a ressalva de que a consulta com o cardiologista precisa ser “urgente”. O vereador justifica dizendo que apenas faz o encaminhamento dos casos que chegam ao seu gabinete à Secretaria de Saúde, pois não deve ficar omisso diante de eventuais falhas no atendimento à população.
Já o vereador Emílio Souza de Oliveira pede que a consulta com um especialista seja adiantada. Em conversa, o vereador explica como é fácil furar a fila do SUS: “É feito um ofício no meu gabinete. Eu subo lá, assino e já encaminho. Tudo muito rápido”. Já na resposta à reportagem, ele diz que recebeu uma pessoa no gabinete que pediu um adiantamento de uma cirurgia. O nome dessa pessoa, no entanto, não foi encontrado na guia de atendimento nem no endereço fornecido. O caso foi encaminhado para análise da Secretaria da Saúde.


O parlamentar Francisco Moko Yabiku (PSDB) solicita, em um único documento, consultas e exames para nove pessoas. Ele alega que atende no gabinete as pessoas que não sabem quem procurar quando não conseguem um atendimento ágil e por isso faz a solicitação do atendimento por meio de ofício à Secretaria de Saúde. Segundo ele, tudo dentro da lei.
O presidente da Câmara, José Francisco Martinez (PSDB), também faz uso do cargo para pedir o agendamento de uma consulta com um ortopedista. Martinez disse que, em seu gabinete, "nenhum ofício é expedido para obter qualquer privilégio no atendimento médico". Segundo ele, quando recebe alguma reclamação por parte de moradores, procura a Secretaria da Saúde apenas para saber as causas da demora e para que sejam tomadas as providências necessárias, visando “sanar as falhas”, e que tudo isso é documentado de forma transparente.


Imoral
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) diz que este tipo de atitude é imoral. “O problema começa a partir do momento em que há privilégios de uns em prejuízo da grande maioria. O cidadão comum, que procura o SUS, enfrenta fila de três meses, seis meses, um ano, enquanto os que procuram o vereador acabam passando na frente, tendo um atendimento prioritário, sem enfrentar fila”, afirma Alexandre Ogusuku, presidente da OAB em Sorocaba. Para Ogusuku, a  questão precisa ser levada ao Ministério Público, “para que se apurem as responsabilidades de cada um dentro deste processo”.


O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB), diz que não há reserva de vagas para atender os vereadores. “Isso não é incentivado por nós, mas é uma forma de fazer com que o SUS tenha não apenas uma ampliação do acesso para as pessoas, mas também tenha a governabilidade necessária. Então o vereador tem influência, sim, queiramos ou não. Isso existe em todos os lugares do mundo. Mas não existem cotas para vereador X ou Y.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido