Artigo que foi postao no site
http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/denuncia-sobre-o-enem-1975/artigo/
Essa semana passando por Sorocaba vi uma propaganda em uma escola que dizia o seguinte: "Cursinho para o ENEM". Achei um absurdo! Pois Se o ENEM é realizado com a "pretensão" de avaliar o ensino Médio, como se pode saber se essa avaliação está sendo de fato feita coerentemente. Já que além de alunos do ensino Médio, podemos estar tendo a participação de alunos com um preparo especial para fazer o exame. Sendo assim, ele perderia a função de avaliação do Ensino Médio, e serviria somente para distribuir bolsas para as faculdades através do Pró-Uni.
Veja bem, eu não sou contra o Pró-Uni. Pois sou bolsista do mesmo. Mas consegui minha bolsa de maneira simples. Voltei a estudar depois de 15 anos, com 30 anos num supletivo de eliminação de matérias, O CEESVO (Centro Estadual de Ensino Supletivo de Votorantim). E sem nenhuma outra ajuda, consegui me sair bem com média próxima aos 7.5 pontos. Então não acredito que seja necessário fraudar um sistema de avaliação através de um cursinho preparatório.
Mas cabe ao governo reavaliar seu sistema de avaliação do ensino no Brasil. Sabemos que nosso ensino está precário. De qualquer maneira, fica o elogio a o Pro-Uni, pois de fato precisamos dar mais oportunidade a tantos talentos que temos em nossa grandiosa nação.
Marcelo Bancalero
Marcelo Bancalero
Publicado no Recanto das Letras em 07/08/2010
Código do texto: T2424130
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!