Magazine do Xeque-Mate

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nelson Mandela e Joaquim Barbosa por eles mesmos... Conhecemos as árvores pelos frutos!

Xeque -Marcelo Bancalero

Vidas quase paralelas: Nelson Mandela x Joaquim Barbosa
Para chorar e rir ao mesmo tempo.
Vocês conhecem estes dois homens. Nelson Mandela e Joaquim Barbosa tem algumas coisas em comum. Ambos são negros, cresceram em países racistas e fizeram Direito. Mas as semelhanças param por aqui.

Madela optou por trabalhar contra o sistema racista e amargou décadas na prisão. Mas ele conseguiu destruir o regime infame de segregação racial e se tornou um ícone mundial da luta pela igualdade.

Joaquim Barbosa escolher trabalhar dentro do sistema e rapidamente galgou postos importantes até se tornar Ministro do STF e seu presidente. Ao contrário de Mandela, o brasileiro reforçou o regime de segregação sócio-econômica brasileiro ao condenar petistas sem provas, com base em presunções jornalísticas utilizando-se de uma teoria jurídica alemã que não se ajusta ao Direito Penal brasileiro.

Madiba sempre enfatizou a necessidade de igualdade. Joaquim Barbosa atropelou a legislação e a constituição para imediatamente meter na prisão os petistas deixando os outros réus do Mensalão em liberdade.

Há, por razões óbvias, diferenças nas carreiras de ambos. Um lutou contra o poder que instrumentalizava o racismo o outro serviu ao poder dos racistas após ter pessoalmente triunfado. O sul-africano se transformou em um líder mundialmente reconhecido. O brasileiro está condenado a ser enterrado pela história brasileira justamente por ter sido transformado em herói da Veja.
http://brasil.indymedia.org/pt/blue/2013/12/527122.shtml









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido