Magazine do Xeque-Mate

domingo, 22 de abril de 2012

A VIDA EM VERSOS: Conto - Um poema chamado Brasil

A VIDA EM VERSOS: Conto - Um poema chamado Brasil:



Conto - Um poema chamado Brasil



Lá estava ele, sentado em sua cabine a bordo de um dos navios da frota de Pedro Álvares Cabral. Fazia parte da tripulação que viria a escrever mais um capitulo de nossa história (no caso o 1º   capitulo). Na verdade queriam encontrar um novo caminho para se chegar à Índia. Não sabiam porém, que o destino já preparava uma mudança no roteiro, que até então eles desconheciam.

 Seu nome era Pero Vaz de Caminha, que estava a bordo com responsabilidade de anotar os fatos e descreve-los para o Reino em Portugal. Mas ele não era apenas um escritor para estes fins. Pois trazia consigo um sentimento de poeta, onde a busca do novo, do desconhecido, agitava suas emoções mais reservadas de um senhor da corte portuguesa e o fazia viajar em seus pensamentos.

Ele estava em um desses devaneios, ainda preocupado com o sumiço da frota de Vasco de Ataíde, e os sinais de que estavam próximo de algum lugar que não se sabia qual, pois haviam se perdido no curso. Mas quando escutou aquele brado vindo  do convés, seguido de um grande alvoroço.

_ Terra à vista!

Não era possível, pensou. Não poderia ser a Índia! Então que lugar seria?

Ele  subiu  rapidamente  ao  tombadilho   do  navio,  para  ver com seus próprios olhos que lugar era aquele. Quando chegou   lá,  e avistou  as  praias  daquela  imensa   ilha,  ficou  encantado   com  a  visão  daquele grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra plana, com grandes arvoredos. 

Ele, bem  como  toda a  tribulação  do  navio, maravilharam-se. O momento  era  mesmo  de   se  extasiar. Naquela noite não conseguia dormir, só iriam zarpar pela manhã. Passou a noite acordado, a ansiedade não o deixara dormir.

Pero Vaz  queria ir  logo, ser o  primeiro,  juntamente  com  Nicolau Coelho,  para ver  aquela   beleza  de terra  de  perto. Mas teve de início que ver tudo do navio

    Ele  ficou  encantado   com  aquilo  que  até  o  momento   parecia  ser  uma  ilha,  com a  cultura  indígena,   com  vegetação   e a  fartura  que  esta representava  e  com  o  maravilhoso   clima  tropical.

    Assim  que  chegou  foi  encarregado  pelo  capitão,  para  que  escrevesse  ao  reino,  descrevendo  a  terra  que  haviam   descoberto.

    Na  carta   enviada  ao  rei,  percebia-se nas entrelinhas  suas emoções a  respeito  daquela  bela  terra  descoberta e seus habitantes. E lá,  bem  lá dentro  de  seu  coração  poeta,  já  havia  um  esboço  de um belo  poema,  que  viria  a  ser  chamado  Brasil.


Marcelo Bancalero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido