Veja no link abaixo o vídeo e as fotos
No debate "Quem são os agentes da nova era do jornalismo", do 4º Seminário Internacional de Mídia Online (MediaOn), realizado na tarde desta quarta-feira, em São Paulo, o editor de interatividade e desenvolvimento de mídias sociais na BBC News Matthew Eltringham, afirmou que com a consolidação das mídias sociais é necessário abrir a cortina e mostrar como o jornalismo é feito.
"As redes sociais exigem um jornalismo mais transparente e nos levarão para um jornalismo mais honesto. Elas exigem transparência e prestação de contas. Sempre haverá alguém que sabe mais sobre o que você está escrevendo", disse.
De acordo com ele, as habilidades nas mídias sociais são imprescindíveis para o jornalismo do século XXI. "O jornalista precisa saber o que funciona em cada mídia social. Cada uma delas tem a sua especificidade."
Eltringham disse que pesquisas apontam que os usuários passam 1 minuto no site da BBC e 11 no Facebook. "Se você não estiver lá, estará perdendo audiência. É preciso engajar a audiência em seu jornalismo", disse.
Para Julian Gallo, jornalista argentino especializado em tecnologia e meios interativos, o bom jornalismo precisa suspeitar de tudo o que é publicado nas redes sociais.
"Eu, às vezes, não acredito nem no que eu toco. Os mecanismos que uma corporação de notícias tem para verificar a autenticidade dos conteúdos são amplos. Mas há informações que são impossíveis de ser verificadas. É preciso ter senso comum sobre quais são as fontes confiáveis", disse.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "Os novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!