publicado em 18/08/2010 às 06h01:Desempregado desde abril, Andrade joga 'peladas'
Desempregado desde abril, Andrade joga 'peladas'
para fugir do tédio enquanto aguarda convites
Atual campeão brasileiro, treinador acredita que fato de não ter empresário o prejudica
Cauê Rademaker, do R7, no Rio de Janeiro
- Texto:
Marcia Feitosa/Vipcomm
O ano começou de forma promissora para Andrade. Campeão brasileiro em 2009 pelo Flamengo, viu a diretoria manter a base do elenco e contratar Vagner Love para a disputa da Libertadores. Porém, os resultados não vieram. Sem eles, viu a falta de paciência da diretoria com os muitos problemas internos do grupo chegar ao fim.
Demitido no fim de abril, passa os dias em casa, na zona oeste do Rio de Janeiro. Entediado, vê nas peladas do fim de semana a única distração enquanto não volta a trabalhar, conforme revelou em entrevista ao R7.
- Não estou acostumado a ficar sem trabalhar. Já são mais de três meses assim. Às vezes jogo pelo Fla-Master (equipe sênior do Flamengo) para desestressar, sair da mesmice. Até ao supermercado eu vou para passar o tempo. E vejo futebol. Acompanho quase todos os jogos. Mas é muito chato ficar enfurnado dentro de casa, sem trabalhar.
Embora ostente o status de ser o atual treinador campeão brasileiro, eleito o melhor de 2009 em premiação da CBF após o campeonato, os convites são raros. SegundoAndrade, por enquanto, não houve nenhuma proposta concreta.
- Já conversei com alguns clubes, mas não se concretizou nada. É só conversa e não evolui. Pode ser por eu não ter empresário. Alguns até me ligam e eu autorizo que me representem em determinada situação, mas não tenho ninguém que trabalhe para mim.
Aos 53 anos, Andrade dedicou quase sua vida inteira ao Flamengo, onde foi o quinto jogador que mais vezes atuou pelo clube, em 569 partidas. Como atleta, venceu venceu quatro brasileiros pelo Rubro-Negro, uma Libertadores, um Mundial e inúmeros estaduais.
Tamanha identificação fez com que, por anos, fosse auxiliar técnico e, eventualmente, assumisse de forma interina a equipe. Foi o que ocorreu quando Cuca foi demitido em julho de 2009. No entanto, desta vez recebeu o respaldo dos cartolas, foi efetivado e levou o time ao título do Nacional, algo que não ocorria desde 1992.
Contudo, foi acusado pela atual diretoria de não ter tido pulso firme para lidar com diversos problemas disciplinares no elenco em 2010, que envolveram Petkovic, Adriano e Bruno. Foi considerado 'apaziguador'. No entanto, Andrade não demonstra nenhum tipo de arrependimento.
- É difícil mudar um time que foi campeão, né? Como eu iria mudar um trabalho que tinha dado certo? Peguei o Flamengo em 11º lugar no Brasileiro, sem confiança, falavam que seríamos rebaixados. Mas fomos campeões de forma merecida. Passamos seis jogos sem tomar gol, dez sem perder. Tínhamos uma base, mas infelizmente os resultados não vieram em 2010.
Na época que deixou o Flamengo, foi demitido pela presidente Patrícia Amorim. Saiu ao lado do vice de futebol Marcos Braz, com quem já não mantinha mais uma boa relação. Agora, vê o amigo Zico tocar o futebol do clube. Porém, pouco tem falado com o Galinho. Mas, caso fosse chamado no futuro para voltar a comandar a equipe flamenguista, não recusaria.
- É claro que eu estaria disposto a ouvir, mas isso não passa pela minha cabeça no momento. Até porque o cargo está ocupado pelo Rogério (Lourenço). Seria falta de ética minha. Mas desejo sorte ao Zico e acho que ele vai dar certo lá.
Como treinador do Flamengo, Andrade dirigiu a equipe de julho de 2009 até abril de 2010. Foram 51 jogos, tendo conquistado 32 vitórias, dez empates e apenas nove derrotas. Foi demitido após o sofrido triunfo por 3 a 2 diante do Caracas (VEN), pela Libertadores, no Maracanã.
Xeque - Marcelo Bancalero
Andrade em entrevista na tv diz que pode ser preconceito!
Com base em que não existem treinadores negros no Brasil.
Eu prefiro descartar essa idéia. Não quero acreditar que ainda exista isso por aqui!
Mas sei que o que acontece com ele ´tem haver com a politicagem do nosso futebol.
É uma vergonha deixarem um excelente técnico como ele que conquistou tantas vitórias para o Flamengo passar por isso.
Andrade não merece isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!