Magazine do Xeque-Mate

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Campanha a ser imitada em todo o Brasil mexe com os motoristas de Sorocaba




Editorial - Motorista Legal

Acidentes violentos de trânsito, como o que vitimou o filho da atriz Cissa Guimarães na semana passada, espalham o medo entre a população e inspiram a certeza de que é preciso fazer algo, com urgência, para aumentar a segurança. Não é possível aceitar passivamente um trânsito que mata, todo ano, mais de 42 mil brasileiros (praticamente cinco pessoas por hora) e que responde por 40% das mortes acidentais de crianças de 1 a 14 anos, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas o que exatamente pode ser feito para mudar essa situação?
A resposta está na educação, assim entendida não apenas como a formação do condutor (sem dúvida, muito importante), mas principalmente como a conscientização de todos - condutores de carros e motos, ciclistas e pedestres - para sua responsabilidade em vias públicas. Mesmo levando-se em conta a extrema complexidade do trânsito, um sistema em que múltiplos fatores (legislação, policiamento, condições das vias e dos veículos, entre outros) se somam para formar um todo orgânico e interdependente, é inegável que é o homem o elemento central, capaz de produzir as maiores mudanças - e que merece, por isso, maior atenção.
E é justamente para estimular os condutores a adotar uma atitude preventiva em relação aos acidentes, através de cuidados básicos e um respeito maior às regras, que a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) e Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, por meio do Jornal Cruzeiro do Sul e Rádio Cruzeiro FM, juntamente com a Urbes Trânsito e Transportes e Prefeitura de Sorocaba - e com apoio da Maximus Vistorias e do Colégio Objetivo Sorocaba -, lançaram ontem, Dia do Motorista, a campanha de educação no trânsito Motorista legal.
A campanha ocorrerá em várias frentes. Pela rádio, serão oferecidos diariamente conselhos para transitar com segurança. Nas ruas, duas vezes por semana, a Guarda Municipal fará blitze de caráter orientativo, em diversos pontos da cidade, para distribuir kits contendo folder (com vinte dicas para se tornar um motorista legal), flanela, adesivo e sacolinha de lixo para o carro. A abordagem será feita de forma a evitar constrangimentos, já que o que se deseja não é impor uma mudança comportamental, mas despertar uma atitude consciente.
A iniciativa tem tudo para dar bons resultados. Os sorocabanos têm hoje, mais do que nunca, a percepção muito clara de que o trânsito se tornou um problema real. As ruas começam a ficar saturadas em níveis pouco usuais para os padrões da cidade, nos horários de pico. O ato de dirigir se torna cada vez menos prazeroso e mais estressante. Notícias sobre engavetamentos e acidentes envolvendo carros e motos frequentam diariamente as páginas dos jornais, por vezes com informações verdadeiramente alarmantes, como a sequência de sete mortes por acidentes de moto em apenas 23 dias, registrada por este jornal em sua edição de 20/7.
Incômoda e ameaçadora, essa situação tem, entretanto, um lado positivo, que é predispor as pessoas para a reflexão e a mudança. Sem dúvida, muitos motoristas estão mais permeáveis às recomendações, pelo simples fato de já terem sentido, por experiência própria, que as dificuldades estão maiores e é preciso adotar práticas mais eficientes. Uma campanha maciça de informação e orientação, que faça a todos lembrar permanentemente de seu compromisso com a própria segurança e a de terceiros, sem dúvida criará um ambiente propício para que as falhas humanas, que são as maiores causas de acidentes, possam ser reduzidas.
Fica o convite à comunidade para que apoie e se integre à iniciativa, ajudando a difundi-la e amplificá-la. Esse é o tipo de ação em que todos têm muito a ganhar, e nada a perder.




Xeque - Marcelo Bancalero

Esse é um daqueles Xeques que dá gosto de se comentar. Na verdade aqui só faço elogiar a idéia. E com consciência ajudar a divulgá-la para que seja copiada em todo o país. A iniciativa da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) e Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, por meio do Jornal Cruzeiro do Sul e Rádio Cruzeiro FM, juntamente com a Urbe Trânsito e Transportes e Prefeitura de Sorocaba, trazem uma idéia que deve ser olhada com carinho por outros municípios e outras autoridades. Na verdade a própria campanha deu um  Xeque-Mate nos maus motoristas e uma lição de cidadania e compromisso social.
Parabéns!

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