Magazine do Xeque-Mate

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Filme A Rede Social - A criação do Facebook por Mark Zuckerberg e o brasileiro Eduardo Saverin



Xeque- Marcelo Bancalero

Assisti ontem o filme  A Rede Social. Confesso que achei incrível, a forma como o Facebook nasceu. Claro, em meio a intrigas, equívocos devido a sentimentos de traição. Muitos mais de ordem psicológica do que realmente uma traição literal.
Se compreendermos o filme veremos que Mark Zuckerberg criou o Facebook à partir de uma motivação pessoal que não tinha nada haver com dinheiro. Mas provar algo para uma mulher. Ele não era um vilão (mesmo no caso da não intencional traição ao brasileiro Eduardo Saverin). Este também por motivações puramente psicológicas(ciúmes), acabou por se perder no caminho. Mesmo assim , depois de um acordo judicial o nome de  Eduardo foi mantido como Co-fundador do Site. Podemos ficar orgulhosos!
Não quero ser advogado do diabo. Mas já absolvi MArk Zucckerberg. Mesmo quanto à acusação de roubo da idéia do pessoal da equipe de canoagem, se revermos a conversa dele no início do filme com a ex-namorada, entenderemos por que ele não se aliou a eles e precisou criar sozinho o Site. 
Como diz o slogan do filme  “você não consegue 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos”. Isso é a mais pura verdade.
 O que importa é que graças a ousadia desses dois heróis, hoje estamos com mais essa rede social para nosso entretenimento e também como ferramenta de alguns trabalhos importantes. (como podemos ver aqui) E parece que a cada dia cresce mais, podendo ultrapassar o Orkut. 


Veja mais sobre esse tema ;


Redes Sociais e a relações Humanas AQUI A Briga do Google e Facebook AQUI Para entender as Redes Sociais AQUI Empresas aderem às Redes Sociais AQUI e  e Facebook - "O Fenômeno das redes Sociais" AQUI


Veja  Sinopse
Esse drama americano de 121 minutos, dirigido pelo destacado diretor David Fincher, conta como os estudantes de Harvard Marck Zuckerberg e o brasileiro Eduardo Saverin, conseguiram criar, no outono de 2003, a rede social online Facebook, avaliada hoje em mais de 30 bilhões de dólares. O filme é baseado no livro "Bilionários por Acaso", de Ben Mezrich.


No entanto, ao invés de uma história de grande amizade, o filme mostra um histórico de traições entre amigos, trapaças típicas dos grandes advogados do Vale do Silício e, claro, uma batalha judicial que se arrasta nos tribunais até hoje. Tudo isso é contato através de uma direção segura, que não dá brechas para elementos desnecessários, e também por um roteiro bastante ágil. Um filme que vale o ingresso. Já é apontado como um dos favoritos ao Oscar de 2011. Confira a atuação de Jesse Eisenberg na pele de Zuckerberg e avalie realmente se ele não merece. Eisenberg brilha nesta atuação.


Eduardo Saverin, o brasileiro na história do Facebook

Pouca gente sabe, mas o economista paulista foi um dos criadores da rede social, ao lado do ex-amigo Mark Zuckerberg






O brasileiro Eduardo Saverin é uma figura rara na web. Sua presença virtual é praticamente nula: seus perfis no Facebook e Linkedin são desérticos. No entanto, ele pode ser considerado um dos grandes responsáveis pela evolução na internet por ter participado da criação de um de seus maiores fenômenos. Poucos sabem, mas o economista, hoje com 28 anos, é um dos cofundadores do Facebook, a maior rede social do mundo, e o maior desafeto de Mark Zuckerberg, comandante do site. 



Saverin é resistente à imprensa. Os detalhes de sua batalha jurídica contra Zuckerberg são um segredo. O limitado histórico que se tem dele estará nos cinemas na próxima sexta-feira, quando entra em cartaz A Rede Social.
Saverin é de família rica. Nasceu em 1982, em São Paulo. No início da década de 90, mudou-se com a família para os Estados Unidos por uma razão inusitada, segundo Mezrich: descobriu que seu nome estava em uma suposta lista de "sequestráveis". Em 2003, iniciou o curso de economia na Universidade de Harvard. Ali, conheceu Zuckerberg, aluno de ciência da computação, considerado por muitos um gênio. A amizade levou ao projeto do Facebook.
O lançamento do "TheFacebook", como era conhecido inicialmente, foi bombástico. Em menos de um dia, o site atingiu a marca de mais de 1.000 acessos – fato que animou os dois jovens. Eram necessários mais investimentos para angariar mais adeptos. Saverin foi o banco de Zuckerberg. Segundo documento do próprio Facebook, "Saverin administrou o desenvolvimento de negócios e aspectos comerciais da rede social em seus primeiros anos".
O negócio, que tinha o único objetivo de conectar estudantes da universidade, foi além. Superou qualquer expectativa. Na mesma proporção, iniciaram os atritos entre os criadores: Zuckerberg almejava novos usuários; Saverin, investimentos.
Sem um acordo sobre o caminho a ser trilhado, Saverin decidiu deixar a empresa e finalizar a graduação em Harvard. Zuckerberg, por sua vez, abandonou de vez o curso e, incentivado por Sean Parker, cofundador do Napster (site que fornecia músicas para download gratuito na internet e que foi tirado do ar pela Justiça americana), mudou-se para a Califórnia para se dedicar exclusivamente ao Facebook.
Mais tarde, Saverin foi processado pelo Facebook por interferir nos negócios da empresa. Segundo relatos de Bilionários por Acaso, Zuckerberg queria diminuir a participação do brasileiro nos ganhos totais: de 24% para 0,3%. Saverin, perplexo com a atitude do ex-amigo, reagiu: abriu processo contra a empresa – vencendo, posteriormente. Hoje, Saverin detém 5% do Facebook, o que lhe credencia a integrar o posto de 356º homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em 1,15 bilhão de dólares, segundo a Forbes. Zuckerberg, com 6,9 bilhões de dólares, é o 35º, à frente de poderosos da tecnologia como Steve Jobs (42º).
Desde a vitória judicial, Saverin apareceu publicamente uma única vez. Em outubro, publicou suas impressões sobre o filme A Rede Social. Hoje, é a negação da rede que ajudou a construir: é um antissocial. O antissocial mais procurado na web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido