Magazine do Xeque-Mate

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A questão econômica por Dilma e Lula


Lula e Dilma afinam discurso na questão econômica

3/11/2010 12:20,  Por Redação, de Brasília
Lula recebe a presidente eleita Dilma Rousseff
Lula recebe a presidente eleita Dilma Rousseff
No primeiro pronunciamento ao lado da presidente eleita, Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, nas próximas discussões do G20 sobre câmbio, “vai para brigar” e que, a partir de agora, o grupo vai “enfrentar Lula e Dilma”. O encontro do G20 está marcado para os próximos dias 11 e 12, na Coreia, e Lula estará acompanhado de sua sucessora. O presidente voltou a defender, nesta manhã, a estratégia do câmbio flutuante e afirmou que os Estados Unidos e a China, diante das divergências econômicas, estão no meio de uma “guerra cambial”.
Ainda na entrevista, Dilma afirmou que o governo pretende reajustar os valores tanto do salário mínimo quanto do Bolsa Família.
– Já em 2011 (o salário mínimo) já estará acima dos R$ 600. Nós vamos fazer esse ajuste. No caso do Bolsa Família, tenho um objetivo, mas é assegurar que a cobertura do bolsa família chegue a 100%. Houve muitas dificuldade dos Estados no cadastramento. São as prefeituras que cadastram mas, no período do meu governo, vou buscar um nível maior de benefício, proporcional ao que o país possa dar a esse conjunto de família.
Quanto às condições macroeconômicas do país, a presidente eleita trabalha com um superávit primário de 3,3%, PIB de 4,5%, inflação em 4,5% e dívida líquida sobre PIB cadente para 38%. “Mas se pode chegar a 5,5% do PIB, não o de 8% desse ano”, acrescentou. Segundo a próxima presidente do país, a convergência da taxa de juros brasileira com as taxas internacionais é uma possibilidade ao longo do seu mandato.
– Todo mundo fala em 2% mas são essas variáveis que informam, não o contrário. Se o PIB cresce mais, se ele é o denominador da equação, quanto mais o PIB crescer e a dívida líquida cair, menor será a taxa de juros – afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido