Valdemar Augusto Angerami (Camon)
Estamos acostumados em nosso país com situações que se mostram como se fossem eternas e irreversíveis. Temos nos senado a saga do Sr. Sarney, que há décadas se faz presente em nosso cotidiano com o que existe de mais nefasto em política e nepotismo. Temos na CBF, o Sr Ricardo Teixeira que irá completar com o seu novo mandato 25 anos de absoluto poder sobre os desígnios do nosso futebol. E o mesmo assistimos com o lulo-petismo que, em sua tentativa desvairada de se manter no poder, está fazendo todo o tipo de aconchavo possível e imaginável. E desde coligação com o que existe de mais espúrio na política nacional, o fisiologismo de PMDB, até a obtenção de apoio de nomes como Maluf, Collor, Renan Calheiros entre outros, nomes inaudiveis nas lides petistas em outros momentos, tudo, absolutamente tudo se justifica na busca do poder ( e não veja as coisas de maneira simplista e até considerar que ao criticar o lulo-petismo estou defendendo a calhordice do PSDB...).
Na psicologia vivemos algo semelhante, pois de há muito temos o mesmo grupo se arvorando no poder no Conselho Federal de Psicologia e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Alternam-se as cadeiras com os integrantes desse grupo se revezando, ora em São Paulo, ora em Brasília.
A minha fé inquebrantável na aura mítica do psicólogo me impede de acreditar que os motivos para esse apego ao poder não sejam os de zelar pela categoria e programar melhores condições profissionais. Ainda acredito no psicólogo como enfeixamento de probidade e dedicação em prol da condição humana, ainda...
Ainda assim, a renovação é algo muito importante, pois cria novas possibilidades de reflexões. Além de novas propostas e horizontes para toda a categoria.
Vamos mudar!
Neste contexto temos um grupo de psicólogas e psicólogos, trabalhadores de diferentes áreas de atuação da profissão e militantes em diferentes contextos, alguns com experiencia na militancia dentro do sistema conselhos de psicologia, que se prupuseram a montar uma chapa que apresentasse um novo modelo na tentativa de contribuir com a construção da psicologia enquanto categoria forte e compromissada com a ética, a democracia - inclusive permitindo-se criticar os ocupantes do poder em todas as esferas -, e a transparência .
Vamos trabalhar para que um novo grupo possa conduzir a categoria sem os detalhes que há anos nos imprimem esse constitutivo. Em São Paulo estamos tendo o absurdo de termos chapa única com esse grupo se mantendo mais um mandato por absoluta falta de opositores tamanho o seu poder de cooptação.
Conheça as proposta da Chapa Fortalecer a Profissao 22 para as eleiçoes do CFP acessando o site www.fortaleceraprofissao.com !
Vote na mudança! Vote 22
Vote renovação! Vote 22
Serra da Cantareira, numa manhã azul do inverno de 2010.
Xeque – Marcelo Bancalero
Embora não concorde com o termo usado sobre o lulopetismo e os ataques ao Governo
Sei como estudante da Psicologia das necessidades de mudanças e de renovação. A classe trabalhadora de psicólogos precisa quebrar alguns paradigmas e fortalecer sua profissão. A Psicologia assim como os psicólogos precisa conquistar outros espaços na sociedade.
Por esse motivo meu xeque aqui vai para os profissionais que atuam os estudantes da área e todos aqueles que compreendem que a sociedade precisa de nossos serviços. E sabem que temos muito mais a oferecer, muito mais valores a agregar. O mais importante é mostrar que nossa classe pode ser forte quando aprender a se unir.
Vamos dar as mãos e mostrar que a mudança é possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!