Magazine do Xeque-Mate

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Saldo das eleições 2012 em Votorantim - Não culpo a população! Mas saiba por que o PT perdeu uma eleição tão ganha

Xeque- Marcelo Bancalero
Eu acredito que por conta dos votos de protesto em Fernando do DEM e os protestos feitos por mais de 6 mil votos brancos e nulos foram os fatos  mais relevantes que vieram a fazer com que Erinaldo ganhasse a eleição. 
Mas quero dizer que Pivetta não perde essa eleição para Erinaldo.  O candidato do PSDB manteve a mesma votação da eleição passada, apenas alguns votos a mais..
Vamos entender a situação.


PSDB 45 ERINALDO ALVES DA SILVA teve 25.829  votos  em 2004 -  46,143%
                                                                                  e 22.489  votos em 2008  -  37,56%  
                                                                                  e 23.534  votos em  2012   -37,45%  
Como podemos ver Erinaldo perdeu  3340 votos de 2004 para 2008
E nessa eleição  só recuperou  1045 votos dos 3340 que tinha perdido em 2008 em relação a 2004
 Assim, ao vermos agora as duas eleições em que Pivetta  concorre;

PT              13 Carlos Augusto Pivetta                  teve 26.183   votos em 2008    - 43, 73%
                                                                                  e 20.824  votos em 2012    - 33,14%
Pode-se ver que Pivetta perdeu  5359 votos
Para quem ele perdeu estes  votos?
Como vemos nos dados acima, não foi para Erinaldo
Então Pivetta não perdeu para o o PSDB
Vamos entender;
A terceira opção do DEM o candidato Fernando 18.479 votos - 29,41%
Se  compreendermos bem a situação politica, veremos que Fernando destes 18.479 votos , podemos considerar mais ou menos a metade ou um pouco mais disso, como votos de um eleitorado consciente que  acreditou em suas propostas ( ainda que absurdas), e o restante, como votos de protesto.
Como sei disso?
A última pesquisa apontava 2,79% de votos brancos/nulos e 13,37 % de pessoas indecisas , que não sabiam ou não quiseram opinar.
Matemática pura!
Somando as porcentagens acima - 2, 79% + 13,37% = 16,16%
Agora vejamos a porcentagem dos votos brancos e nulos desta eleição;

Brancos 2.893 - 4, 16%
Nulos     3.860 - 5, 55%
Total   B/N = 6.753 - 9,71%

Em relação à porcentagem  da pesquisa que  pressupostamente  seria aproximadamente a de eleitores que  entrariam na porcentagem de votos B/N   16,16% - 9,71% = 6,45% de diferença da pesquisa.
Se estes "indecisos" que saíram das estatísticas da última pesquisa, como pudemos ver até aqui, não  se  transferiram totalmente para para Erinaldo, podemos pressupor que foram para o Fernando. 
Não como votos  de leitores conscientes, mas sim, em forma de protesto.

Lembrando que não sou cientista politico e nem  matemático. Faço apenas comparações que me ajudam a compreender o cenário politico que permitiu este trágico acontecimento, mesmo que  ainda assim, a democracia tenha vencido.
O que eu proponho a provar acima é que Pivetta do PT não  perde a eleição para o candidato tucano, mas sim, perdeu por que a terceira opção, o candidato do DEM, por não saber esperar sua vez, rachou o eleitorado e trouxe para ele mais ou menos  metade dos votos que recebeu, de quem acreditou nele e suas propostas absurdas, e aproximadamente outra metade como votos de protesto. Assim, sua atitude nem o elegeu, pois não estava mesmo preparado, e ainda jogou a cidade depois que se desenvolveu, nas mãos de quem esteve no poder ou por trás deste, por 18 anos e não deixava ela se desenvolver para não ter trabalho. 
Não culpo a população!
Mas  de certa forma preciso cobrar, para que isso deixe de acontecer, que se tome providências quanto a essa questão..
Não podemos permitir mais que isso aconteça!
Que votos indecisos, de protesto, brancos e nulos  decidam uma eleição.
Destruam assim a democracia.
Estamos falando de uma quantidade de votos  que poderia até eleger o terceiro candidato!
De uma eleição que um candidato que não cresceu em relação as eleições anteriores e se elege de maneira que não convence a ninguém de que foi a escolha plena da população!
E ainda  com mais um agravante, elegendo candidatos de seu partido com os votos de legenda que  foram  também influenciados pelos índices absurdos de B/N.
Precisamos  de aulas de politica nas escolas desde as primeiras séries do Fundamental para que  tenhamos eleitores que  entendam a gravidade de atitudes como esta, a do voto nulo , ou em branco!

Mas enfim, ainda que eu continue  acreditando que a atitude  desesperada e  fora de hora de Fernando  querer realizar seu sonho legítimo  de ser prefeito como o pai,  foi  um ato que ajudou  a  jogar uma cidade que se desenvolveu  em 4 anos , mais que nos 18 em que o candidato que retornou  esteve no poder ou por trás dele, ainda assim, tenho de cumprimentar a população pelo exercício da cidadania e construção da democracia!
E Pedir a Deus, que na sua infinita sabedoria, dê um pouco de bom senso a esse  homem que assumirá em  2013, para que não permita mais o retrocesso!
Mesmo que não deixe a cidade crescer por 4 anos, que ao menos  não  a faça retroceder. 
Que respeite não ao Pivetta, mas a população de Votorantim, mantendo tudo o que foi  iniciado em prol dos cidadãos desta cidade. E dê continuidade ao que estiver iniciado. E cumpra suas promessas!
Um abraço a todos os leitores deste Blog e obrigado por cada apoio que recebi nestes meses.
Vamos continuar, agora como oposição, papel que como petista sabemos bem como nos colocar, e lutar pelo que for melhor para todos.
Obrigado aos opositores, aqui e nas redes sociais.
Nossas discussões  só fizeram com que o gosto pela luta  e militância viesse a crescer  mais, além  de enriquecer a democracia!
Parabéns Pivetta e Marcos Mancio e todo este grande grupo politico que trouxe nossa cidade a este nível, e que perdem uma eleição, alem destes motivos acima, por que quiseram fazer uma campanha limpa e de propostas, e não entraram no jogo sujo da oposição. Chegando a me mandar emails para que eu pegasse leve e deixa-se de bater. Mas como não tinha vínculos, como diria o Jânio Quadros meu primeiro exemplo em politica, "Filo por que quilo". Fiz ao meu modo e não me arrependo. 
Parabéns aos militantes virtuais de Votorantim! Amigos que mandavam materiais, me avisavam onde havia uma calúnia, uma difamação, para que pudesse fazer a defesa do que eu acreditava.
Deus nos abençoe a todos, pois vamos precisar muito nestes 4 anos!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido