Magazine do Xeque-Mate

quarta-feira, 25 de abril de 2012

A Nossa GCM já é realidade! Guarda Civil Municipal de Votorantim

Xeque- Marcelo Bancalero

Votorantim agradece o empenho da Prefeitura Municipal por mais um projeto ousado de responsabilidade social.
No dia de hoje às 8:00 hs da manhã

A Prefeitura de Votorantim promoveu a solenidade de formatura e apresentação da Guarda Civil Municipal. O evento aconteceu na praça da Emancipação em frente a Prefeitura Municipal.

 Antes que "alguém" apareça querendo se dizer "o pai desta criança", assumindo ser o responsável pela criação da GCM na cidade. Lembro aqui que GCM era um desejo antigo do Prefeito Carlos Augusto Pivetta, desde os anos 90, quando este estava como vereador no município
Nesta data, foi feita uma resolução na Lei Orgânica do Município segundo a competência do município, para que esta contemplasse a GCM.
Pode ser visto isso no artigo 14 inciso 40 da citada lei.
"A lei complementar de criação da GCM estabece a organização e competência dessa força auxiliar na proteção dos  bens  serviços e instalações municipais"


A GCM na cidade será mais um elo entre as polícias Militar e Civil, Bombeiros e os setores de fiscalização da própria Prefeitura.

A proposta da GCM será em zelar dos próprios municipais trabalhando em pontos chaves, cuja planilha de trabalho já vem sendo traçada pelo comandante, Gilberto Felício de Camargo.

A principal orientação do Governo Municipal é de que não haverá arma letal. Com isso além das viaturas, os inspetores da GCM terão como equipamentos a tonfa (cassetete), algemas para mobilização e spray pimenta, além da farda na tonalidade azul, seguindo o padrão das demais. Nesta semana os agentes tomaram posse do cargo e estão passando por treinamento na sede da unidade, que fica no mesmo espaço onde está a Incubadora de Votorantim, no Parque Jataí.


GCM é apresentada em Votorantim, Inspetores já fazem integração com a população


Qua, 25 de Abril de 2012 16:05

A Prefeitura de Votorantim apresentou na manhã desta quarta-feira (25), a formação da Guarda Civil Municipal (GCM), composta por vinte homens e dez mulheres.

A proposta da GCM será em zelar dos próprios municipais trabalhando em pontos chaves, cuja planilha de trabalho já vem sendo traçada pelo comandante, Gilberto Felício de Camargo. Logo após a cerimônia de formatura, a população já presenciou os inspetores da GCM em vários pontos da cidade.


A principal orientação do Governo Municipal é de que não haverá arma letal. Com isso além das viaturas, os inspetores da GCM terão como equipamentos a tonfa (cassetete), algemas para mobilização e spray pimenta, além da farda na tonalidade azul, seguindo o padrão das demais. Nesta semana os agentes tomaram posse do cargo e estão passando por treinamento na sede da unidade, que fica no mesmo espaço onde está a Incubadora de Votorantim, no Parque Jataí.



in http://www2.votorantim.sp.gov.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=2475%3Agcm&catid=2%3Acat-noticias-pref&Itemid=1






Funcionamento da GCM em Votorantim foi tema do Justiça Cidadã

O Justiça Cidadã da últia terça-feira (25), falou sobre a Guarda Civil Municipal em Votorantim. Com a presença do Diretor de Segurança Comunitária do Município, Wilson Wiliam Fontes, mais conhecido como Capitão Wiliam, o programa, apresentado pelo Delegado Pupin, explicou como será o funcionamento da GCM na cidade.
"Nossa Guarda Civil Municipal está começando nesta quarta-feira, dia 25 de abril, e nosso objetivo é trabalharmos em prol da segurança do cidadão e dos próprios públicos. Certamente, iremos expandir cada vez mais nossa atuação", disse Capitão Wiliam.
A GCM de Votorantim neste primeiro momento contará com 30 integrantes, sendo 20 homens e 10 mulheres.
O entrevistado explicou ainda que, por enquanto, a GCM está em sede provisória na cidade, mas o planejamento é que se instale numa outra sede em breve. "Temos planos para instalarmos a Guarda Municipal juntamente com a 1a Cia de Polícia Militar, com toda infraestrutura disponível aos profissionais para um melhor desenvolvimento de suas atividades", comentou o entrevistado.
A GCM de Votorantim será apresentada para a população nesta quarta-feira, 25, e já entrará em funcionamento no mesmo dia.
O programa ainda abordou sobre a utilização de arma não letal pelos guardas, a exemplo da taser, uma arma de choque elétrico que vem sendo utilizada pelos GMs em outras cidades do país. Para o Diretor de Segurança Comunitária, esse é um passo futuro para a GCM em Votorantim. "A nossa Guarda irá começar agora e é necessário um treinamento especializado para utilização desse tipo de arma, que deve ser usada com muita técnica e responsabilidade. Vamos dar um passo de cada vez e por hora, não iremos utilizar desse tipo de arma não letal, o que poderemos pensar e planejar para um futuro, após nosso contingente contar com mais experiência também", ponderou.
O programa Justiça Cidadã é transmitido ao vivo, toda terça-feira, através da TVV e também via internet no site www. tvvotorantim.com.br ou www.tvjusticacidada.com.br, das 19h30 às 20h30.

Cibelle Freitas
Assessora de Imprensa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido