Magazine do Xeque-Mate

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Em plena contradição, Tarso Genro o Judas tenta "ar de bom moço" pedindo revide do Congresso!

Xeque - Marcelo Bancalero

O governador do RS , Tarso Genro do Judas, depois de fazer a burrada em sua estratégia de se preservar para eleições de 2014 e dizer que o "mensalão " era página virada", e levar uma lição de moral do Zé Dirceu devido a tal fala. Agora se contradiz, pedindo que o Congresso tenha atitudes contra os desmandos do STF.
Pra mim esse sujeito traidor  da postura petista, traidor da nação deixou de ser petista a muito tempo. Quando me dizem que  devemos cortar na própria carne quando necessário, nem me sinto fazendo isso aqui. O cara  se mostrou um traíra com o partido, seus companheiros, e principalmente com seus eleitores. Com a nação brasileira.
Agora  que  os ERROS do STF estão sendo espalhados, e percebeu que a anulação do julgamento será algo inevitável, quer  dar "ar de bom moço", e mudar suas atitudes?
AH.. Tá!



- O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, prega um “revide” do Congresso à postura que vem sendo adotada pelo Supremo Tribunal Federal via 247


Segundo o governador gaúcho Tarso Genro, reação petista não deve ser um processo de impeachment contra Roberto Gurgel, que “tem trânsito em boa parte da Câmara e do Senado”, mas sim a aprovação de uma reforma política que valorize os partidos políticos e os processos eleitorais; entre as medidas, ele sugere o fim do financiamento privado de campanha, a extinção dos partidos de aluguel e o voto em lista fechada

- O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, prega um “revide” do Congresso à postura que vem sendo adotada pelo Supremo Tribunal Federal e pela procuradoria-geral da República, em relação à atividade política. Mas não um processo de impeachment contra Roberto Gurgel, e sim uma resposta de padrão mais elevado. Leia, abaixo, seu artigo publicado na Folha:

O Congresso deve revidar
O Senado deve reagir ao procurador-geral da República e ao Supremo com uma reforma política que valorize o Parlamento e os partidos
Nenhuma pessoa que exerce um mandato público -como é o caso do procurador-geral da República- pode estar acima dos poderes inquisitórios conferidos formalmente aos órgãos de Estado.
Sendo assim, ouso sugerir outra forma de “revide” do Senado ao procurador-geral Roberto Gurgel: por que o Senado não assume uma reação de alto nível e mais profunda à Procuradoria e ao próprio Supremo Tribunal Federal e vota uma reforma política, valorizando o Parlamento, fortalecendo os partidos e os processos eleitorais?
Ao processar um choque político com o Supremo (que está em curso) e uma inconformidade com as atitudes do procurador-geral Gurgel (que tem trânsito em boa parte da Câmara e do Senado), as Casas da Representação, apesar de seus limites, permanecem como o cerne institucional da democracia política.
Elas são, inclusive, superiores em importância ao Supremo e à Procuradoria Geral da República não para a democracia, mas para a resistência às ditaduras. Não se trata da qualidade moral ou política dos seus integrantes, pois sabemos que um percentual de condutas no mínimo não republicanas existe em qualquer instância ou Poder. Mas, porque essas Casas são avaliadas periodicamente pelo voto dos cidadãos, são, assim, menos enquadráveis por atos de arbítrio de qualquer regime autoritário.
As ditaduras fecham os Parlamentos e não as Procuradorias e as instâncias do Judiciário, pois estas podem ser controladas -sem erro- por cassações e aposentadorias forçadas. Os Parlamentos, pela expectativa de ter que “prestar contas” ao povo soberano, mesmo em “democracias relativas”, sempre preservam uma centelha de rebeldia contra o arbítrio.
O revide da reforma política deve ser a grande resposta do Senado: acabar com o financiamento privado das campanhas, que deforma a representação e adultera a autenticidade dos partidos políticos; criar barreiras legais para o surgimento de siglas de aluguel, que traficam com o tempo de televisão e criam alianças oportunistas nos processos eleitorais; permitir somente alianças verticais, para que elas sejam balizadas pela construção política da nação e não por conveniências grupais ou oligárquicas regionais e locais; avançar para a votação em lista fechada para consolidar, nesta fase da República, a plena responsabilidade dos partidos para com o projeto da Constituição de 88.
O “choque” entre Poderes, embora seja devidamente escandalizado por certos cronistas políticos, é um sinal de que a democracia está viva. Quando os Poderes não têm choques, há uma falsa uniformidade, que mascara as divergências políticas sobre temas relevantes ao Estado. Esvaziada a instância política, fica valendo a interpretação que a mídia escolhe para todos os impasses.
O Senado deveria “revidar” em nome do povo, que assiste impotente à degeneração da esfera da política e à conivência da maioria dos parlamentares, de ambas as Casas, com esse sistema político. Um sistema que estagnou a democracia, não pelo conflito entre Poderes -relevantes para desnudá-los perante a sociedade-, mas porque a representação não assume uma agenda de radicalização democrática, que agora se chama “reforma política”.
Ao abdicar dessa agenda, o Parlamento reforça a judicialização da política e vulgariza os choques entre instituições de Estado, que, de salutares, podem se tornar motivos para a perda de apreço à democracia. O Senado deve revidar com alta responsabilidade, dando à reforma política o mesmo estatuto que, na época da ditadura, as casas do Congresso deram à emenda das Diretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido