Magazine do Xeque-Mate

segunda-feira, 2 de maio de 2011

02 de maio 2011 uma data pra aliviar as dores de 11 de setembro 2001




Testes de DNA confirmam a morte de Osama Bin LadenIdentificação positiva do corpo do terrorista foi confirmada por um funcionário americano de alto escalão; chefe da Al Qaeda foi assassinado por tropas dos EUA durante ação no Paquistão Mais »

Bin Laden tentou se esconder atrás de mulheresReuters - seg, 2 de mai de 2011 15:40 BRTMorte de Bin Laden inicia crise de sucessão na Al-QaedaAFP - 2 horas 47 minutos atrásMorte trará consequências nas relações com PaquistãoEFE - seg, 2 de mai de 2011 16:24 BRT.......Testes de DNA confirmam morte de Osama bin Laden




EFE – seg, 2 de mai de 2011 13:35 BRT

.........Washington, 2 mai (EFE).- Testes de DNA confirmam com absoluta segurança que o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, morreu no ataque à residência onde estava escondido nos arredores de Islamabad no domingo, afirmou nesta segunda-feira um funcionário americano de alto escalão.



Sob a condição de anonimato, o funcionário afirmou com "99,9%" de precisão que um dos corpos localizados na mansão de Abbottabad corresponde ao do inimigo público número 1 dos Estados Unidos.



Conforme o mesmo servidor, para identificar o corpo foi adotada uma série de métodos diferentes, sem especificar nenhum deles.



Um grupo de agentes americanos entrou no domingo na casa em que a CIA (agência americana de investigação) conclui que estava escondido Bin Laden, em uma operação ultrassecreta.



O comando americano estava disposto a capturar Bin Laden vivo, mas as pessoas que estavam na casa responderam com fogo e ocorreu um tiroteio.



Além de Bin Laden, morreram mais quatro pessoas, três homens - inicialmente os Estados Unidos consideraram que se tratava de um dos filhos adultos do terrorista e dois de seus seguranças - e uma mulher. Outras duas mulheres ficaram feridas.



Os agentes recuperaram o corpo do líder da Al Qaeda, que foi transferido para uma embarcação de guerra americana.



Após a identificação e serem feitas fotografias do corpo - que o Governo americano ainda está decidindo se tornarão públicas ou não - optou-se por jogar os restos do terrorista ao mar.



Segundo o alto funcionário, a decisão foi tomada para evitar que, se fosse enterrado, seu túmulo pudesse se transformar em um local de peregrinação para extremistas islâmicos.



Além disso, detalhou que seria complicado encontrar um país disposto a aceitar os restos do terrorista mais procurado do planeta.



De acordo com a fonte, o corpo foi tratado de acordo com os preceitos islâmicos, que estabelecem que os sepultamentos ocorram logo após o falecimento. EFE

..

Bin Laden tentou se esconder atrás de mulheresReuters - seg, 2 de mai de 2011 15:40 BRTMorte de Bin Laden inicia crise de sucessão na Al-QaedaAFP - 2 horas 47 minutos atrás Morte trará consequências nas relações com PaquistãoEFE - seg, 2 de mai de 2011 16:24 BRT.......Bin Laden morreu com um tiro na cabeça




Por Fayez Nureldine
AFP – seg, 2 de mai de 2011 14:22 BRT


...As forças americanas organizaram os ritos religiosos para o corpo de Osama Bin Laden …

....O líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, foi assassinado com um tiro na cabeça durante operação realizada por forças especiais da Marinha dos Estados Unidos colocadas à disposição da CIA, afirmou um militar americano à AFP.



As forças Seal da Marinha - um acrônimo para "sea, air, land" (mar, ar e terra) são tropas de elite preparadas principalmente para missões de combate ao terrorismo e operações de reconhecimento e de guerra não convencionais.



Colocadas a disposição do serviço de inteligência americano (CIA), as tropas Seal deram início ao ataque com helicópteros contra um complexo fortemente guardado nas proximidades de Islamabad. O local foi identificado como o esconderijo de Bin Laden, disse outro militar à AFP.



"A responsabilidade da operação era de Leon Panetta (chefe da CIA) e foi executada pelos Seals", afirmou.



O corpo do líder da Al-Qaeda foi sepultado no mar, disseram fontes oficiais, que pediram o anonimato.



"O sepultamento no fundo do mar já foi realizado. Queríamos evitar uma situação em que seu túmulo pudesse se converter em um santuário", disse um dos militares.



"E não havia tempo para negociações com outros países para organizar um possível enterro", completou.



As forças americanas organizaram os ritos religiosos para o corpo de Osama Bin Laden a bordo de um porta-aviões no Mar da Arábia, afirmou um alto funcionário americano, após o ataque que matou o líder da Al-Qaeda no Paquistão.



Os Estados Unidos não informaram a nenhum país sobre sua intenção de realizar esta operação, incluindo o Paquistão, onde Bin Laden foi encontrado.



"Ele resistiu, como havíamos previsto", afirmou um dos funcionários americanos, sem especificar se a missão consistia em capturar ou matar o líder da Al-Qaeda.



Durante o ataque, morreram Bin Laden, um de seus filhos, dois mensageiros e uma mulher.



A mansão onde Bin Laden foi encurralado e morto, situada em Abbottabad, a cerca de 80 km ao norte da capital paquistanesa e no nordeste do país, estava completamente bagunçada e com marcas de sangue, de acordo com imagens da rede de TV ABC divulgadas nesta segunda-feira.



O vídeo, o primeiro a ser filmado no local desde o ocorrido, mostrava um enorme buraco na parede exterior do prédio.



O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta segunda-feira que a morte de Bin Laden é "um momento decisivo" na luta global contra o terrorismo.



O secretário-geral afirmou que os crimes da Al-Qaeda afetaram quase todos os continentes do mundo.



"Este é um dia para lembrar as vítimas do terrorismo aqui, nos Estados Unidos, e em todas as partes do mundo", declarou Ban à imprensa na sede das Nações Unidas, em Nova York.

...


..Morte de Bin Laden: Obama diz que é 'um grande dia para a América'




Por Saul Loeb
AFP – seg, 2 de mai de 2011 14:27 BRT

....O presidente Barack Obama considerou há pouco que os Estados Unidos viviam "um grande dia", após a morte do chefe da Al-Qaeda, Osama bin Laden, abatido na madrugada de domingo para segunda-feira, durante uma operação das forças especiais americanas na mansão do Paquistão onde ele se escondia.



"Acho que todos concordamos que este é um grande dia para a América. Nosso país manteve seu compromisso para fazer com que a justiça fosse feita", disse Obama.



"O mundo está mais seguro e é um lugar melhor por causa da morte de Osama Bin Laden".



"Hoje, fomos lembrados como uma nação de que não há nada que não possamos fazer quando nos esforçamos, quando trabalhamos juntos", concluiu.

...


..Comemoração toma ruas dos EUA após morte de Bin Laden




Por JoAnne Allen e Basil Katz
Reuters – seg, 2 de mai de 2011 11:48 BRT




...Comemoração toma ruas dos EUA após morte de Bin Laden

....

Americanos vão às ruas para comemorar o assassinato de Osama Bin Laden





WASHINGTON/NOVA YORK (Reuters) - Milhares de pessoas foram às ruas nas proximidades da Casa Branca e em Nova York na madrugada desta segunda-feira acenando bandeiras dos EUA, cantando e buzinando para comemorar a morte de Osama Bin Laden.








WASHINGTON/NOVA YORK (Reuters) - Milhares de pessoas foram às ruas nas proximidades da Casa Branca e em Nova York na madrugada desta segunda-feira acenando bandeiras dos EUA, cantando e buzinando para comemorar a morte de Osama Bin Laden.









Quase dez anos após os atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington que mataram aproximadamente 3 mil pessoas, os norte-americanos viram a morte do arquiteto do plano como motivo para festejar e encerrar um ciclo. Para muitos, foi um momento histórico e longamente aguardado.



"Nunca imaginei que ficaria empolgado com a morte de alguém. Demorou para acontecer", disse o bombeiro Michael Carroll, de 27 anos, cujo pai também bombeiro morreu no dia dos ataques, em Nova York. "Finalmente chegou... é uma boa sensação".







No Marco Zero, onde ficavam as Torres Gêmeas do World Trade Center, milhares entoaram o hino norte-americano, estouraram champanhe, beberam garrafas de cerveja e atiraram rolos de papel higiênico para o alto. Outra grande multidão se juntou na Times Square, também em Nova York.



"Após toda a tristeza ao nosso redor, precisávamos disso. O mal foi extirpado do mundo", disse Guy Madsen, de 49 anos, um vendedor de Clifton, Nova Jersey, que foi de carro a Manhattan com seu filho de 14 anos.



Muitos presentes na Times Square relembraram os milhares de nova-iorquinos mortos naquela terça-feira de setembro quase uma década atrás. Algumas pessoas levavam fotos de entes queridos que morreram na ocasião.



Em Washington, as pessoas se reuniram do lado de fora da Casa Branca pouco depois dos primeiros relatos de que Bin Laden havia sido morto no Paquistão por forças dos EUA e até mesmo antes de o presidente Barack Obama anunciar a notícia. A multidão esfuziante chegou aos milhares e entoou gritos de "USA, USA, USA".



"Meu Deus!"

"Tínhamos que estar aqui para comemorar com todos os outros. Estou muito feliz com o resultado das notícias de hoje", disse Stephen Kelley, veterano da guerra do Golfo e ex-fuzileiro dos EUA, que afirmou ter corrido para a Casa Branca depois que sua esposa lhe contou a novidade.



Estudantes universitários que eram crianças quando os atentados ocorreram compareceram em grande número, como Jennifer Raymond, de 18 anos, envolta em uma bandeira dos Estados Unidos do lado de fora da Casa Branca.



"Estávamos todos no dormitório e o Facebook de todo mundo estava bombando", disse. "Foi algo do tipo 'Meu Deus! Osama Bin Laden morreu'. Todo mundo no dormitório gritava. Todo mundo decidiu vir para Casa Branca."



A comemoração pode ter representado a maior multidão a se reunir espontaneamente nas imediações da residência presidencial desde a eleição de Obama em novembro de 2008.



Galeria de fotos no Flickr mostra comemoração:



Na cidade de Nova York, o prefeito Michael Bloomberg disse em um comunicado: "Os nova-iorquinos esperaram quase 10 anos por esta notícia. Tenho esperança de que isto traga conforto e encerre um ciclo para todos aqueles que perderam entes queridos no 11 de setembro de 2001."



Os bombeiros ocupam um lugar especial nas lembranças dos nova-iorquinos daquele dia, quando centenas deles morreram no desmoronamento das Torres Gêmeas enquanto corriam pelos lances de escada para resgatar pessoas presas nos andares superiores.



"Este é um momento espetacular, e espero que nos una, não importa se você é muçulmano ou cristão ou seja lá o que for", disse Patrice McLeod, bombeiro de uniforme. "Jamais vamos desistir."



(Reportagem adicional de Zachary Goelman, Mark Egan e Daniel Trotta em Nova York, e Toby Zakaria em Washington)

...
Morte de Bin Laden é vitória para Obama

Paquistão tem protesto contra os EUA

Conheça a vida de Osama Bin Laden

•Soldados dos EUA são aconselhados a manter segredo Agência Estado - 10 minutos atrásO soldados da força especial da Marinha norte-americana (Seal) que participaram da ação que levou à morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, foram aconselhados a manterem os detalhes da missão em segredo.



•Bloomberg: com Bin Laden morto, sul de Manhattan renascerá com mais força AFP - 19 minutos atrásO prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse nesta segunda-feira que, após a morte de Osama Bin Laden, o "Marco Zero", destruído por seus ataques no sul de Manhattan, renascerá com mais força.



•McAfee alerta para vírus sobre morte de Bin Laden Agência Estado - 24 minutos atrásOs internautas devem tomar cuidado com e-mails e links com conteúdo sobre a morte de Osama Bin Laden, ocorrida ontem na cidade de Abbottabad, no Paquistão, após uma operação secreta das Forças Armadas dos Estados Unidos.



•"Parece razoável atirar o corpo de Osama ao mar", diz OEA EFE - 26 minutos atrásSantiago do Chile, 2 mai (EFE).- O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, afirmou nesta segunda-feira que o fato de terem lançado o corpo do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, ao mar "lhe parece razoável".



•Wall Street fecha em baixa AFP - 30 minutos atrásA Bolsa de Nova York fechou em leve baixa nesta segunda-feira, mostrando uma certa prudência após o anúncio da morte de Osama bin Laden, no início de uma semana carregada de indicadores sobre o emprego: o Dow Jones perdeu 0,02% e o Nasdaq, 0,33%.



•Berlusconi se defende de acusações de evasão fiscal Agência Estado - 35 minutos atrásO primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, combinou suas funções de chefe de governo com as de acusado hoje, quando chegou a um tribunal em Milão e elogiou a morte do líder terrorista Osama bin Laden.



•Rali por bin Laden esvazia no final e Wall St fecha em baixa Reuters - 43 minutos atrásNOVA YORK (Reuters) - Os principais índices do mercado norte-americano tiveram leve queda no final desta segunda-feira, com ações subindo na parte da manhã devido à morte de Osama bin Laden, mas dando lugar a questões sobre a longevidade do recente rali.



•Otan não baixará guarda no Afeganistão AFP - 43 minutos atrásA Otan defendeu nesta segunda-feira a continuidade de sua missão antiterrorista no Afeganistão, mesmo com a morte de Osama Bin Laden, confrontando, assim, a crescente pressão da opinião pública europeia para que os governos de seus países retirem rapidamente suas tropas do país islâmico.



•Pacote suspeito provoca falso alarme na Times Square EFE - 51 minutos atrásNova York, 2 mai (EFE).- A praça Times Square, palco de comemorações na noite de domingo pela morte de Osama bin Laden, viveu nesta segunda-feira um susto depois que agentes de segurança chegaram a investigar um pacote suspeito que resultou ser um falso alarme, segundo confirmou a Polícia de Nova York.



•Alegria, alívio e raiva marcam reação à morte de Bin Laden Reuters - 52 minutos atrásNOVA YORK (Reuters) - Sobreviventes e parentes de vítimas de atentados cometidos pela Al Qaeda reagiram com satisfação na segunda-feira à notícia de que Osama bin Laden foi morto, mas também expressaram raiva e tristeza pelos ataques.



•Alegria, alívio e raiva marcam reação à morte de Bin Laden Reuters - 52 minutos atrásNOVA YORK (Reuters) - Sobreviventes e parentes de vítimas de atentados cometidos pela Al Qaeda reagiram com satisfação na segunda-feira à notícia de que Osama bin Laden foi morto, mas também expressaram raiva e tristeza pelos ataques.



•Casa Branca analisa se publica fotos do corpo de Bin Laden EFE - 1 hora 4 minutos atrásWashington, 2 mai (EFE).- A Casa Branca está analisando se publica ou não as fotos do corpo do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, morto em uma operação das forças especiais americanas nos arredores de Islamabad.



•Morte de Bin Laden representa triunfo para CIA após década de críticas EFE - 1 hora 7 minutos atrásWashington, 2 mai (EFE).- A morte de Osama bin Laden representa um importante triunfo para a CIA e os serviços de informação dos Estados Unidos, que nos últimos tempos foram alvo de críticas por seus fracassos e pelas polêmicas técnicas de interrogatório.



•EUA não descartam apoio do Paquistão a Bin Laden AFP - 1 hora 16 minutos atrásO assessor antiterrorismo do presidente americano, Barack Obama, John Brennan, recusou-se a descartar o apoio oficial do Paquistão a Osama Bin Laden, e afirmou que Islamabad só soube da operação que abateu o líder da Al-Qaeda depois que as forças dos EUA deixaram o espaço aéreo paquistanês.



•Conselho de Segurança da ONU reúne-se após morte de Bin Laden EFE - 1 hora 26 minutos atrásNações Unidas, 2 mai (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU se reunirá nesta segunda-feira para falar sobre a morte no domingo em território paquistanês do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, nas mãos das tropas americanas, e tentar aprovar uma declaração a respeito.



•Mesmo sem Bin Laden, ameaça da Al-Qaeda permanece Agência Estado - 1 hora 27 minutos atrásMuito antes da morte de Osama bin Laden, a Al-Qaeda se adaptou para sobreviver e operar sem ele, garantindo que a ameaça do terrorismo continuasse após seu falecimento.



•Barril do Texas fecha em queda EFE - 1 hora 30 minutos atrásNova York, 2 mai (EFE).- O Petróleo Intermediário do Texas (WTI, leve) para entrega em junho fechou nesta segunda-feira em baixa de 0,35%, cotado a US$ 113,52 por barril na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex), diante do arrefecimento em abril do crescimento do setor manufatureiro americano, e em um dia marcado pela morte …



•Sem chances, Taliban deveria romper com Al Qaeda, diz Hillary Reuters - 1 hora 31 minutos atrásWASHINGTON (Reuters) - A morte de Osama bin Laden reforça os argumentos para que o Taliban abandone a Al Qaeda e negocie o fim da guerra no Afeganistão, disse na segunda-feira a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, numa posição questionada por alguns analistas.



•Líder islâmico condena funeral de Bin Laden no mar Reuters - 1 hora 34 minutos atrásCAIRO (Reuters) - O diretor da respeitada sede da escola muçulmana sunita al-Azhar no Egito classificou como uma afronta aos valores religiosos e humanos o fato de as tropas norte-americanas terem sepultado no mar o corpo do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, na segunda-feira.



•Lançamento do corpo de Bin Laden no mar gera polêmica AFP - 1 hora 44 minutos atrásAutoridades muçulmanas consideraram que a decisão de sepultar no mar os restos mortais de Osama Bin Laden não tem base no Islã, contradizendo os Estados Unidos, que garantem que o ritual foi respeitado e que, se fosse erguido, um túmulo poderia tornar-se um local de peregrinação.



•Petróleo em NY recua 0,36% e fecha a US$ 113,52 Agência Estado - 1 hora 44 minutos atrásOs preços do petróleo recuaram hoje, depois do governo dos Estados Unidos ter anunciado a morte do líder terrorista Osama bin Laden.



•Argentina deseja que morte de Bin Laden não tire o O.Médio do caminho da paz EFE - 1 hora 46 minutos atrásBuenos Aires, 2 mai (EFE).- O Governo da Argentina expressou nesta segunda-feira seu desejo que a morte do terrorista Osama bin Laden "não desviem os povos" do Oriente Médio "do caminho das mudanças para a paz", ao mesmo tempo que ratificou sua condenação ao terrorismo internacional.



•Parentes das vítimas do 11/9 se emocionam ao saber da morte de Bin Laden EFE - 2 horas 2 minutos atrásNova York, 2 mai (EFE).- A notícia da morte do líder terrorista Osama bin Laden foi recebida com surpresa e lágrimas de emoção por parentes das vítimas dos atentados contra as Torres Gêmeas no dia 11 de setembro de 2001, tal como expressaram alguns latinos nos Estados Unidos entrevistados pela Agência Efe.



•Morte de bin Laden atinge 1 milhão de mensagens no Twitter em 3h EFE - 2 horas 3 minutos atrásLos Angeles (EUA.), 2 mai (EFE).- A notícia da morte de Osama bin Laden correu como pólvora durante o fim da noite passada na rede social "Twitter", plataforma pela qual foi antecipada a informação que rapidamente alcançou 1 milhão de mensagens em apenas três 3h30, como publicou nesta segunda-feira a Sysomos.



•Morte de Bin Laden não calará chamado da Jihad, dizem islâmicos Reuters - 2 horas 4 minutos atrásDUBAI (Reuters) - Membros de fóruns militantes islâmicos afirmaram na segunda-feira que estão rezando para que a notícia da morte de Osama Bin Laden não seja verdadeira e indicaram que, caso seja, haverá retaliação.



•Morte de Bin Laden inicia crise de sucessão na Al-Qaeda AFP - 2 horas 20 minutos atrásA rede Al-Qaeda, que já estava enfraquecida e sem o controle direto dos grupos que se consideram parte da organização, deve passar por uma crise de sucessão com a morte de Osama Bin Laden, estimam analistas.



•Conselho de Segurança da ONU reúne-se após morte de Bin Laden EFE - 2 horas 24 minutos atrásNações Unidas, 2 mai (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU se reunirá nesta segunda-feira para falar sobre a morte ocorrida no domingo em território paquistanês do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, nas mãos de tropas americanas, e tentar aprovar uma declaração a respeito.



•Bolsas reagem à morte de Bin Laden fechando praticamente estáveis EFE - 2 horas 26 minutos atrásRedação Central, 2 mai (EFE).- As principais bolsas de valores internacionais reagiram à morte do terrorista Osama bin Laden nesta segunda-feira fechando praticamente estáveis, apesar de terem iniciado os pregões em tendência de alta.



•DNA de Bin Laden é confirmado AFP - 2 horas 26 minutos atrásUma análise de DNA permitiu confirmar a morte de Osama Bin Laden, cujo corpo foi lançado ao mar nesta segunda-feira, após uma cerimônia a bordo de um porta-aviões americano, conforme anunciado por funcionários americanos do alto escalão.



•Talibãs paquistaneses ameaçam Islamabad pela morte de Bin Laden EFE - 2 horas 28 minutos atrásIslamabad, 2 mai (EFE).- Os talibãs paquistaneses ameaçaram "vingar" a morte de Osama bin Laden em comunicado enviado nesta segunda-feira à imprensa e no qual expõe de maneira prioritária seu ponto de vista ao Governo do Paquistão.



Mais notícias

.....Bin Laden: centenas de pessoas protestam no Paquistão contra os EUA




Por Banaras Khan
AFP – seg, 2 de mai de 2011 14:31 BRT



....Entre 800 e mil pessoas participaram de uma passeata nesta segunda-feira aos gritos de "Morte aos Estados Unidos" em Quetta, no sul do Paquistão, após a morte de Osama Bin Laden.



Os manifestantes queimaram uma bandeira americana antes de se dispersarem em ordem. Não houve distúrbios.



Quetta é a capital da província do Baluchistão (sudoeste), na fronteira com o Afeganistão.



"Bin Laden é o herói do mundo muçulmano (...), e seu martírio não acabará com o movimento", declarou perante a multidão o mulá Asmatulah, ex-deputado islamita.



Foi a primeira manifestação realizada no Paquistão depois de anunciada a morte de Bin Laden, alvo de uma operação das forças americanas na cidade paquistanesa de Abbottabad, onde se escondia em uma mansão.

....
.....CRONOLOGIA-Vida de Osama bin Laden




Reuters – seg, 2 de mai de 2011 11:01 BRT


...CRONOLOGIA-Vida de Osama bin Laden

....(Reuters) - O líder da Al Qaeda Osama bin Laden foi morto por forças norte-americanas no Paquistão na noite de domingo, anunciou o presidente dos EUA, Barack Obama.



Veja algumas datas importantes na vida de Bin Laden.



1957 - Osama bin Mohammad bin Awad bin Laden nasce em Riad, um de mais de 50 filhos de um empresário milionário. Há informações conflitantes sobre a data exata de seu nascimento.



1976 - Estuda administração e economia numa universidade de Jidá.



26 de dezembro de 1979 - A União Soviética invade o Afeganistão. A partir de 1984, Bin Laden se envolve no Departamento de Serviços em Peshawar para apoiar voluntários árabes que buscam combater as forças soviéticas.



1986 - Bin Laden se muda para Peshawar, começa a importar armas e forma sua própria pequena brigada de combatentes voluntários.



1988 - A Al Qaeda (A Base) é estabelecida como um ímã para muçulmanos radicais buscando uma forma mais fundamentalista de governo em seus países de origem, unidos por um ódio comum contra os Estados Unidos, Israel e governos muçulmanos aliados aos EUA.



1991 - Bin Laden deixa a Arábia Saudita e vai viver no exílio, depois de se opor à aliança entre o reinado e os Estados Unidos contra o Iraque.



Junho de 1993 - A família de Bin Laden tenta retirar Osama do controle dos negócios familiares, que têm foco no setor de construção civil.



9 de abril de 1994 - A Arábia Saudita, irritada com a propaganda de Bin Laden contra seus líderes, revoga sua cidadania.



Maio de 1996 - Bin Laden é obrigado a deixar o Sudão depois da pressão norte-americana sobre o governo do país, e se muda para o Afeganistão.



Agosto de 1996 - Bin Laden emite um fatwa, ou decreto religioso, determinando que militares norte-americanos devem ser mortos.



Outubro de 1996 - Estados Unidos declaram Bin Laden o principal suspeito de duas explosões na Arábia Saudita que mataram 24 soldados norte-americanos e dois indianos.



7 de agosto de 1998 - Caminhões-bomba explodem em embaixadas dos Estados Unidos em Nairóbi e em Dar es Salaam, matando 224 pessoas, incluindo 12 norte-americanos.



20 de agosto de 1998 - Presidente dos EUA, Bill Clinton, coloca Bin Laden como inimigo número um dos EUA e o acusa de ser responsável pelos ataques em Nairóbi e Dar es Salaam. EUA lançam ataques com mísseis contra o que Clinton chama de bases terroristas no Afeganistão e Sudão. Um míssil destrói um laboratório farmacêutico em Cartum, cujo dono nega ligação com Bin Laden.



12 de outubro de 2000 - A Al Qaeda ataca o destróier norte-americano USS Cole, ancorado no porto iemenita de Aden. Dezessete marinheiros morrem.



11 de setembro de 2001 - Três aviões sequestrados são lançados contra símbolos norte-americanos, destruindo o World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, um Washington. Um quarto avião cai na Pensilvânia. Quase 3 mil pessoas morrem. Em um vídeo divulgado posteriormente, Bin Laden diz que a queda das torres foi além das expectativas da Al Qaeda.



17 de setembro de 2001 - Presidente norte-americano George W. Bush diz que Bin Laden é "Procurado: Vivo ou Morto".



7 de outubro de 2001 - Estados Unidos atacam Afeganistão, governado pelo Taliban, onde estaria Bin Laden e a Al Qaeda.



6 de dezembro de 2001 - Forças anti-Taliban capturam principal base de Bin Laden nas montanhas de Tora Bora, no leste do Afeganistão.



10 de setembro de 2002 - Al Jazeera transmite o que diz ser a voz de Bin Laden elogiando os sequestradores de 11 de Setembro. Diz que foram homens que "mudaram o curso da história".



Novembro de 2002 - Al Qaeda assume responsabilidade por três ataques suicidas com carros-bomba no Quênia que explodiram o hotel Mombasa Paradise, muito frequentado por israelenses, matando 15 pessoas e ferindo outras 80.



Outubro de 2004 - Bin Laden surge na campanha presidencial dos Estados Unidos em sua primeira mensagem de vídeo em quase um ano para ridicularizar Bush.



Janeiro de 2006 - Em primeira mensagem pública em quase um ano, Bin Laden tenta mostrar que ainda está no comando da Al Qaeda.



Setembro de 2006 - Bush promete a Bin Laden: "América vai te encontrar".



Setembro de 2007 - Bin Laden divulga primeiro novo vídeo em quase três anos, afirmando que os Estados Unidos são vulneráveis apesar de seu poder.



18 de maio de 2008 - Bin Laden pede aos muçulmanos que rompam o bloqueio liderado por Israel na Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, e enfrentem os governos árabes que negociam com Israel.



24 de janeiro de 2010 - Em uma fita de áudio, Bin Laden assume responsabilidade pela tentativa frustrada em 25 de dezembro de 2009 de explodir um avião que viajava rumo aos EUA, e promete continuar os ataques contra os EUA.



25 de março de 2010 - Bin Laden diz que Al Qaeda vai matar qualquer norte-americano que conseguir prender se o acusado pelo atentado de 11 de Setembro Khalid Sheikh Mohammed, detido pelos EUA, for morto, segundo fita de áudio transmitida na TV Al Jazeera.



21 de janeiro de 2011 - Bin Laden diz em gravação de áudio que a libertação de reféns franceses mantidos no Níger pela Al Qaeda depende da saída de soldados franceses de terras muçulmanas.



2 de maio de 2011 - Osama bin Laden é morto em complexo milionário no resort de férias de Abbottabad, 60 quilômetros ao norte da capital paquistanesa, Islamabad.



Fontes: Reuters; informações públicas; Steve Coll: "The Bin Ladens"

...Em http://br.noticias.yahoo.com/noticias/cronologia-vida-osama-bin-laden-140141162.html


Xeque - Marcelo Bancalero

Pois é...
Mas ainda assim a dor das perdas que aconteceram naquele fatídico 11 de setembro não serão amenizadas. Precisamos de um mundo que não precise de heróis, onde os "Osamas" da vida sejam obsoletos. Pois de qualquer manerira sabemos que o ódio gera ódio. E que  devemos ficar preocupados com a reação daqueles que apoiavam  o terrorista Osama Bin Laden.
É hora de aprendermos que o mundo só pode ser "salvo" quando todos, e repito em letras garrafais "TODOS" os seus moradores deram as mãos em união por um mundo melhor.
Por que se não for assim...
Sinto muito mas tenho de ser realista...
Outros Osamas virão a nascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido