Magazine do Xeque-Mate

sábado, 18 de outubro de 2014

Manifesto de Apoio a Dilma Rousseff

Para: Comunidade acadêmica

Trabalhadores da cultura, da ciência e da universidade, os abaixo-assinados declaram apoio à candidatura de Dilma Rousseff.
Nosso apoio tem o propósito de resguardar os inegáveis e importantes avanços no combate à pobreza e a desigualdade. Estamos certos do empenho de Dilma Rousseff em prol do aperfeiçoamento das instituições democráticas e de seu compromisso com os princípios republicanos da Liberdade, Igualdade e Solidariedade.

Marilena Chaui
Luiz Gonzaga Belluzzo
Walquiria Gertrudes Domingues Leao Rego
Maria Rita Loureiro
Pedro Paulo Zahluth Bastos

Intelectuais e artistas apoiam Dilma em abaixo-assinado

Conscientes do peso histórico do que será decidido no próximo dia 26, um grupo de intelectuais e artistas apoiam Dilma e repelem a regressão conservadora.


Redação
Para aderir ao abaixo assinado, clique aqui 



Não há como lavar as mãos e terceirizar os próximos quatro anos da nação brasileira ao acaso. Ou pior, aos impulsos irracionais dos mercados.
 
Um ciclo de crescimento se esgota; outro terá que ser construído.
 
É vital a participação de todas as forças da sociedade na definição  das linhas de passagem que devem ordenar  o curso seguinte da história brasileira.
 
As urnas de outubro são um pedaço da caminhada
 
Conscientes do peso histórico do que será decidido no próximo dia 26, um grupo de intelectuais e artistas brasileiros decidiu emprestar o seu nome, a sua voz e a sua coerência histórica para amplificar o alerta  ao risco condensado no júbilo dos mercados com o credenciamento da agenda conservadora na disputa deste segundo turno.
 
Esse alerta tomou a forma de um abaixo assinado de apoio à reeleição da Presidenta Dilma Rousseff, que começou a circular nas últimas horas em todo o país.
 
O que o impulsiona é evidência de que, em nome da mudança, articula-se na verdade a restauração do projeto que vigorou no país nos anos 90, com as sabidas consequências econômicas e sociais. 
 
Vulgarizadores do credo neoliberal celebram as multidões de junho de 2013 como um endosso à qualquer mudança.
 
Tomam a nuvem por Juno e por isso trombam no essencial: o que anda para frente não se confunde com o cortejo empenhado em ir para trás. 
 
O que o Brasil reclama não cabe no programa regressivo que se apresenta às urnas como modernizante.
 
O Brasil quer mudar porque o país que emergiu na última década de governos progressistas não cabe mais nos limites do atual sistema político.
 
A resposta é mais democracia.
 
Mas os que apregoam a mudança demonizam a simples menção a uma Constituinte para tratar da mãe de todas as mudanças: a reforma política.
 
Milhões de homens e mulheres que ascenderam na pirâmide de renda desde 2003 querem mais,  porque ainda não encontram acolhida bastante na infraestrutura secularmente planejada para 30% da população.
 
A resposta é mais investimento público; melhor planejamento urbano; maior presença do Estado na coordenação do esforço de inversões público e privadas. 
 
Mas o conservadorismo quer dobrar a aposta no arrocho fiscal, na alta dos juros, no desmonte do regime de partilha do pré-sal, no fim da exigência industrializante de conteúdo nacional nas compras da Petrobrás.
 
Os brasileiros querem mais mudança porque não tem expressão no esquizofrênico ambiente de um sistema de comunicação que exacerba e distorce a natureza dos desafios brasileiros, ao mesmo tempo em que interdita o debate e veta as respostas progressistas a eles.
 
A opção é a regulação democrática do sistema de comunicação, para que se torne mais ecumênico e plural. 
 
Tudo o que eles qualificam como ‘autoritário e intervencionista’.
 
Não por acaso se desdenha do voto dos que precisam de fato que  o Brasil mude.
 
Quem? 
 
Os 14 milhões de lares beneficiados pelo Bolsa Família, por exemplo.
 
O expurgo dos pobres da cabine eleitoral é uma velha aspiração conservadora.
 
Foi só em 1988, com a Constituinte Cidadã, que o Brasil universalizou o direito ao voto. Um fundamento democrático e republicano ainda hoje mal digerido  por aqueles que sonegam ao voto do nordestino ‘mal informado’ a mesma qualidade e peso que tem o voto do eleitor do Sudeste do país. 
 
O Brasil tem razões adicionais para não aceitar que a regressão fale em seu nome.
 
A desigualdade entre nós ainda grita alto em qualquer competição mundial. 
 
Mas entre 2003 e 2011, o crescimento da renda dos 20% mais pobres superou o dos BRICs, exceto a China. (Fonte: IPEA).
 
O Brasil foi o país que melhor utilizou o crescimento econômico dos últimos cinco anos para elevar o padrão de vida e o bem-estar da população, graças às políticas públicas deliberadamente voltadas aos mais pobres. (Fonte: consultoria Boston Consulting Group, que comparou indicadores de 150 países).
 
A narrativa conservadora sempre desdenhou da dinâmica estruturante embutida nesse degelo social. 
 
Ou isso, ou aquilo. 
 
Ou se reconhece os novos aceleradores do desenvolvimento ou o alarde dos seus gargalos é descabido.
 
A verdade é que ambos são reais. 
 
O malabarismo está na pretensão de afinar multidões na rejeição ao ciclo que as gerou, despertou e agregou.
 
Esse contrassenso rebaixa e infantiliza o debate das escolhas que devem aprofundar a mutação em curso no país. 
 
Contra isso se levanta o abaixo assinado lançado nas  últimas horas ao qual já aderiram nomes como os de Marilena Chauí , Luiz Gonzaga Belluzzo, Walquíria Leão Rego, Pedro Paulo Zahluth Bastos, Álvaro Crosta (vice-Reitor UNICAMP), Raduan Nassar, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Antônio Cândido , João Manuel Cardoso de Mello, entre dezenas de artistas, professores e intelectuais de diferentes áreas.
 
Une-os um mesmo propósito: o de libertar o debate eleitoral de 2014 do sequestro conservador. E o futuro do país também.
 
Por isso declaram seu apoio à reeleição de Dilma Rousseff.
 
Leia, abaixo, o texto do manifesto e a lista com as primeiras adesões
http://www.cartamaior.com.br//?/Editoria/Politica/Intelectuais-e-artistas-apoiam-Dilma-em-abaixo-assinado/4/31954&page=2
 
Para assinar o manifesto dos trabalhadores da cultura, ciência e universidades, o link é:
www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR75357

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido