Magazine do Xeque-Mate

sexta-feira, 25 de março de 2011

Votorantim - Oposição se articula na tentativa de manipular população contra concessão do SAAE (chamando errôneamente de privatização



Xeque - Marcelo Bancalero  

Tem coisas na vida política que é fácil de se entender.
Para que o povo compreenda fácil o que está acontecendo na cidade de Votorantim, é necessário apenas um pouco de  raciocínio lógico.
Vamos ver então do que se trata a manobra da oposição por parte de um grupo articulado pelo ex-vereador que disputou a eleição para prefeito em 2008, Silvano Donizetti Mendes em união ao outro conhecido candidato por várias vezes na cidade e ex-prefeito.
Se pensarmos um pouco, entenderemos que 2012 está próximo e trás com ele as eleições municipais. Só isso já é fator decisivo para não nos deixarmos ser manipulados por falácias contra o atual governo.
Se o povo se permitir questionar sobre o assunto antes de se unir a essa articulação chegará à conclusão de que o prefeito Pivetta está no seu primeiro mandato, e não arriscaria perder uma possível reeleição em 2012 dando um "tiro no pé" com algo  que não trouxesse benefícios à população. Em contra partida os adversários da oposição entendo que não tem forças para derrubar esse governo na próxima eleição se unem em uma articulação que só tem um ideal. Fragilizar a imagem do governo municipal e do PT. Pois ao teimarem em chamar de  privatização o que na verdade é uma concessão, eles atacam diretamente um partido que sempre lutou contra esse tipo de administração. 
Mas o que eles não entendem, é que o povo amadureceu.
Hoje o crescimento da internet, as redes sociais desmentindo as mentiras veiculadas por jornais sem responsabilidade social, que são parte do P.I.G (Partido da Mídia Golpista) e, e querem apenas o poder (que é do povo), para seus próprios interesses. Esse movimento nas redes sociais fiscalizam a mídia desmentem suas falácias e abrem as mentes deste povo que não se permite mais ser manipulado.
Parabéns a administração Municipal de Votorantim nas pessoas do Prefeito Carlos Augusto Pivetta e seu vice Marcos Mancio pela ousadia de se permitirem a ser mal interpretados visando primeiramente o melhor para Votorantim!
Abaixo uma matéria do site Viva Cidade onde  Pivetta explica de maneira compreensível do que se trata a concessão.


Cada vez mais orgulhoso de ser petista  Marcelo Bancalero






23.03.2011. Pivetta explica sobre o SAAE de Votorantim
 (*) Equipe VIVAcidade
Sorocaba - O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), convocou a imprensa de Sorocaba e de Votorantim, ontem, para explicar os motivos que o levaram a encaminhar com urgência à Câmara daquela cidade projeto de lei que permite a concessão por 30 anos dos serviços de água, esgoto e coleta de lixo, à iniciativa privada.

Pivetta declarou que não trata-se de privatização e sim de concessão. Todo o gerenciamento será feito por secretaria específica. Porém, não houve total esclarecimento de questões que envolvem o funcionalismo público, o aumento e diminuição das contas de água e a provável lucratividade da futura concessionária.

Números da prefeitura de Votorantim indicam que o SAAE teve superávit de R$ 1,2 milhões, porém, tal valor é insuficiente para a continuidade dos projetos de expansão da rede de água e esgoto para novos bairros.

Grandes projetos imobiliários

Existem pelo menos dois grandes projetos imobiliários em andamento na cidade de Votorantim: o Alphaville e o Shopping Iguatemi. Somente no Alphaville, serão construídas pelo menos 442 residências, 57 estabelecimentos comerciais, que inclui área para shopping center e quatro praças. Já o Shopping Iguatemi terá 300 lojas e quatro pavimentos, sendo dois de estacionamento coberto e quatro edifícios comerciais.

Diferenças entre concessão e privatização

Concessão: é o mesmo que permissão. No caso de Votorantim, será autorizada a permissão por 30 anos da prestação dos serviços de abastecimento de água, esgoto e lixo da cidade, ficando sob responsabilidade da empresa vencedora da licitação a manutenção dos serviços, as receitas e as despesas com o direito de obter lucro. Não foi explícito se, de início, a empresa terá que entrar com valores financeiros elevados para a concretização dos projetos que o atual serviço não dispõe de recursos financeiros. Em casos de abuso, é possível o cancelamento imediato da concessão.

Privatização: é a venda da empresa pública à iniciativa privada, ficando esta esta subordinada as leis que regem os contratos civis entre as partes. No caso de serviços únicos, orgãos reguladores interferem para que se evite abusos característicos de monopólio. Uma vez vendida, o Estado perde o direito de interferir imediatamente nos processos internos, tendo que recorrer ao judiciário para isto. Em casos de privatização, a empresa vencedora paga pela empresa pública valores pré-definidos.

Na prática, para o consumidor não existe diferença entre empresa pública, privada ou concessionária. Para o consumidor é importante a execução de bons serviços e o preço justo.

(*) Equipe VIVAcidade - 23.03.2011




2 comentários:

  1. Marcelo eu também sou petista!
    E por várias vezes critiquei muito o governo estadual do PSDB por ter feito concessão das rodovias estaduais. Já participei de manifestações contra o preço abusivo do pedágio.
    Contra a concessão, por um SAAE público e a serviço da população.
    Já assinei o abaixo assinado e participarei de toda manifestação contra esse crime contra a história do PT.
    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Marcelo.
    Sou Petista e tenho meus princípios!
    De principio, sou contra qual quer tipo de privatização ou concessão, mas é preciso analisar melhor a situação para depois tomar uma posição. Não adianta sair falado que não concorda ou concorda, é preciso cautela e analisar.

    ResponderExcluir

Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido