Magazine do Xeque-Mate

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Ronaldo Rolim Pianista de Votorantim é premiado na Suíça

Xeque - Marcelo Bancalero

E com satisfação que  posto aqui a dica do confrade Sergio Diniz da Costa , sobre este notável, artista. Filho de nossa confreira e presidente da Academia Votorantinense de Letras, artes e história ( AVLAH), Miriam Correa. De certo  o talento  do Ronaldo Rolim veio de berço, e teve  bem onde se  espelhar, dado a grande pianista que é também sua mãe.
O mais importante nesta noticia, além do que já mencionei, é a grande alegria de ver o nome de nossa pacata Votorantim, chegar a lugares tão distantes, como a Suíça, por conta de um talento tão nobre de um de seus artistas.
Parabéns Ronaldo Rolim!
Parabéns Miriam Correa!
Parabéns Votorantim, celeiro de grandes artistas!



Pianista de Votorantim é premiado na Suíça


O pianista votorantinense Ronaldo Rolim conquistou, na última terça-feira (16), o terceiro lugar no renomado concurso Geza Anda, em Zurique, na Suíça, um dos mais importantes do gênero em todo o mundo. A final foi vencida pelo norte-americano Andrew Tyson e na segunda colocação ficou o russo Aleksandr Shaikin. Ronaldo foi o único pianista latino-americano selecionado para participar do concurso e superou 18 concorrentes de vários países até chegar a grande final. O pianista brasileiro, que atualmente mora nos Estados Unidos, também recebeu o "Schumann Prize", prêmio que representa o reconhecimento pelo conjunto de apresentações realizadas ao longo do concurso.

Com apenas 29 anos de idade, Ronaldo Rolim vem se estabelecendo como um dos músicos mais completos de sua geração, premiado em dezenas de concursos no Brasil e exterior. Entre suas mais recentes conquistas destacam-se: 1º lugar no Bösendorfer International Piano Competition, no Arizona (EUA); 2º lugar no Concurso Internacional de Piano República de San Marino, em Borgo Maggiore (San Marino); 1º lugar no Wonderlic Piano Competition, em Baltimore (EUA) e 3º lugar no James Mottram International Piano Competition, em Manchester (Inglaterra).

O pianista, que é nascido em Votorantim, mas tem raízes em Piedade, duas cidades do interior de São Paulo, também tem se apresentado em recitais e concertos no exterior em salas consagradas, como: Carnegie Hall (Nova York, EUA), Steinway Hall (Londres, Inglaterra), Seoul Arts Center (Seul, Coreia do Sul), Thêatre de Vevey (Vevey, Suíça) e Friedberg Hall (Baltimore, EUA). Ronaldo também se apresentou no México, em Portugal, Espanha, Holanda, Itália e Áustria. No Brasil, tem sido solista convidado de diversas orquestras, como a Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Campinas, Sinfônica da USP, Sinfonia Cultura, entre outras. Ronaldo também é membro fundador do Trio Appassionata, grupo que recentemente lançou seu primeiro CD com o selo Odradek Records, em um repertório concentrado em compositores dos EUA.

Trajetória


Nascido em 1986, Ronaldo Rolim iniciou seus estudos musicais com sua mãe, Miriam Correa, e realizou sua primeira apresentação pública com apenas quatro anos de idade. Em 1998, foi admitido como bolsista integral da Fundação Magda Tagliaferro, de São Paulo. Aos dezoito anos, depois de ser o vencedor dos Concursos Nelson Freire e Magda Tagliaferro, Ronaldo se mudou para os EUA para estudar com o pianista Flavio Varani, na Oakland University, Michigan. Em 2007, foi admitido pelo Peabody Conservatory, de Baltimore, na classe do pianista Benjamin Pasternack, tendo completado o Bacharelado e o Mestrado em Piano Performance. Em 2014, o brasileiro foi um dos poucos selecionados para o programa de Doutorado na Yale School of Music, em New Haven (EUA), onde atualmente estuda com o renomado pianista Boris Berman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido