Magazine do Xeque-Mate

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

#FIES #Boato. NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE VOTAÇÃO DO FIES PT NO SENADO·QUARTA, 19 DE OUTUBRO DE 2016





NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE VOTAÇÃO DO FIES
PT NO SENADO·QUARTA, 19 DE OUTUBRO DE 2016
Amigos, o chorume lançou um viral que a bancada do PT teria obstruído a pauta do FIES.
A militância da direita está jogando os estudantes contra nós. Precisamos de ajuda para desmistificar.
Pedimos a ajuda de todos.
Saudações na luta!
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE VOTAÇÃO DO FIES
PT NO SENADO·QUARTA, 19 DE OUTUBRO DE 2016
Ao contrário do quer foi divulgado de forma mentirosa e irresponsável, o Partido dos Trabalhadores votou a favor da liberação de recursos para o Fies, na sessão do Congresso Nacional da última terça-feira, dia 18. Mais do que isso: foi o PT que pediu a inversão de pauta para garantir que a matéria fosse votada antes do esvaziamento da sessão.
Não poderia ser de outra forma, pois o Partido dos Trabalhadores tem um compromisso histórico firme com a democratização do ensino no Brasil e o acesso das classes populares às universidades.
Com efeito, foi nos governos Lula e Dilma que a possibilidade de cursar uma universidade deixou de ser um privilégio dos filhos da classe dominante.
Foram os governos do PT que criaram as cotas para negros, indígenas e estudantes de escolas públicas nas universidades, o ENEM, instrumento republicano para o acesso ao ensino superior, o Prouni, que abriu as universidades particulares para os estudantes pobres, o Pronatec, o maior programa de formação profissional da história, e o Ciência sem Fronteiras, agora extinto pelo governo golpista, que possibilitou que estudantes brasileiros pudessem ter acesso a cursos nas melhores universidades do mundo. Foram também os governos do PT que duplicaram o número de vagas nas universidades federais e criaram 18 novas universidades públicas, em contraste com os governos anteriores, que não construíram nada.
Quando o PT assumiu o poder, apenas 50 mil estudantes tinham acesso ao FIES. Em 2014, esse número já tinha subido para quase 1,5 milhão, trinta vezes mais. Em conjunto com o PROUNI, o número de estudantes beneficiados passava dos 2,5 milhões.
Assim, quem tem compromisso real com a democratização do ensino é o PT. O governo golpista, com a PEC 241 e outras medidas antipopulares, vai sucatear as universidades federais e o ensino público. Vai tornar, de novo, as universidades em apanágio de ricos, como confessou recentemente um deputado da base do governo golpista.
Portanto, é ridícula essa versão falaciosa dos governistas ilegítimos, amplamente repercutida por seus parceiros da grande mídia, que tenta futilmente colocar o PT como um adversário do Fies e dos estudantes brasileiros. É justamente o contrário.
Quem luta pelo povo, como PT, tem compromisso com o ensino para todos, como instrumento de ampliação da cidadania e de combate às desigualdades. Quem não tem esse compromisso com o povo, como o governo golpista, não tem compromisso real com a Educação pública. E, pelo que se vê, não tem também compromisso com a verdade.
Brasília, 19 de outubro de 2016
Bancada do PT no Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido