Magazine do Xeque-Mate

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Prestem atenção, cuidado! Manifestantes criticam ato do PT marcado nesta quinta

Xeque - Marcelo Bancalero

Claro que  não aceitariam calados a atitude honrosa do presidente do PT Rui Falcão em apoio às manifestações, um campo de onde o PT tem muita história, e estranho seria se não fizesse isso.
Já  começaram a se manifestar, claro, pelos direitistas infiltrados no movimento, contra isso.
Leia ;
NOTA DO PT SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO
e

Manifestantes criticam ato do PT marcado nesta quinta



NOTA DO PT SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO
As manifestações realizadas em todo o País comprovam os avanços democráticos conquistados pela população. São manifestações legítimas e as reivindicações e os métodos para expressá-las integram o sistema democrático.
É papel dos partidos, do Congresso e dos Governos em todos os níveis dialogar com estas aspirações.
As transformações promovidas no Brasil nos últimos 10 anos, pelos Governos Lula e Dilma - com a ascensão social de 40 milhões de pessoas, a redução das desigualdades sociais, a geração de mais de 20 milhões de empregados com carteira assinada, o ingresso de milhões de jovens nas universidades, a ampliação de oportunidades para todos, enfim o surgimento de um novo País - colocam na ordem do dia uma nova agenda.
Avançamos e podemos avançar ainda mais. Na área de mobilidade urbana, que agora catalisa manifestações em centenas de cidades, várias conquistas ocorreram em governos do PT, como o Bilhete Único, pelo Governo Marta em São Paulo, que resultou na redução de 30% no custo do sistema. Bilhete este que será agora ampliado pelo prefeito Fernando Haddad, com validade mensal e novos ganhos para os usuários que ainda serão beneficiados com a decisão da abertura de corredores e duplicação de importantes vias de acesso à periferia.
O Governo Dilma, que destinou R$ 33 bilhões para o PAC da Mobilidade Urbana, editou Medida Provisória que zerou as alíquotas de PIS/PASEP e Cofins incidentes sobre as empresas operadoras de transporte coletivo municipal rodoviário, metroviário e ferroviário de passageiros, possibilitando a redução das tarifas.
O PT saúda, pois, as manifestações da juventude e de outros setores sociais que ocupam as ruas em defesa de um transporte público de qualidade e barato.
Estamos certos de que o movimento saberá lidar com atos isolados de vandalismo e violência, de modo que não sirvam de pretexto para tentativas de criminalização por parte da direita. Nesse sentido, repudiamos a violência policial que marcou a repressão aos movimentos em várias praças do País, sobretudo em São Paulo, onde cenas de truculência, inclusive contra jornalistas no exercício da profissão, chocaram o País.
A presença de filiados do PT, com nossas cores e bandeiras neste e em todos os movimentos sociais, tem sido um fator positivo não só para o fortalecimento, mas, inclusive, para impedir que a mídia conservadora e a direita possam influenciar, com suas pautas, as manifestações legítimas.
A insatisfação de parcelas da juventude em relação às instituições e aos partidos políticos revela a necessidade de uma ampla reforma do sistema político e eleitoral em defesa do que vêm se batendo o PT e outras organizações da sociedade.
Do mesmo modo, as manifestações têm mobilizado sua inconformidade contra o tratamento dado pelo mídia conservadora aos movimentos, inclusive pelo fato de, num primeiro momento, ter criticado a passividade da polícia.
Diante das demandas por transporte de melhor qualidade e barato, o Diretório Nacional do PT recomenda aos nossos governos que encontrem uma resposta necessária, que, no curto prazo, reduza as tarifas de transporte e, num médio prazo, em conjunto com os governos estadual e federal e com ampla participação popular, discuta soluções para um novo financiamento público da mobilidade urbana.
A direção do PT conclama a militância a continuar presente e atuante nas manifestações lado a lado com outros partidos e movimentos do campo democrático e popular.

São Paulo, 19 de junho de 2013.
Rui Falcão Presidente Nacional do PT 



Manifestantes criticam ato do PT marcado nesta quinta

20 de junho de 2013 | 11h 37
CLARICE CUDISCHEVITCH - Agência Estado
No Facebook, manifestantes que confirmaram presença no sétimo ato promovido pelo Movimento Passe Livre (MPL), marcado esta quinta-feira, 20, em São Paulo, criticam uma passeata de apoio à presidente Dilma Rousseff organizada pelo PT, também marcada para esta tarde.
Segundo os ativistas que apoiam o Passe Livre, o ato do PT, intitulado "Onda Vermelha" e divulgado pelo presidente nacional do partido, Rui Falcão, é uma provocação à manifestação do grupo. A passeata dos apoiadores de Dilma está marcada para as 16h na Avenida Angélica, a poucos metros de onde será a concentração do protesto do MPL, marcado para as 17h na Praça do Ciclista.
Os militantes do PT estão convocando todos nas redes sociais a irem para as ruas vestindo vermelho. Alguns manifestantes afirmam que o PT quer aproveitar a onda de protestos como se estes fossem a favor do partido. No página do sétimo ato do MPL criada no Facebook, eles pedem que as pessoas não vão de vermelho e levem cartazes contra a presidente.
Nas redes sociais, Rui Falcão afirmou: "O PT vai pra rua junto com os jovens! A luta do povo é a luta do PT!"
O MPL manteve o ato mesmo após a revogação do aumento das passagens, anunciada nessa quarta-feira, 19, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo prefeito Fernando Haddad (PT). De acordo com o movimento, o objetivo é comemorar a vitória popular e sair em solidariedade a outras cidades que ainda não conseguiram a redução das tarifas, além de apoiar pessoas que foram detidas durante as manifestações.
Para o ato desta quinta, mais de 180 mil pessoas confirmaram presença pelo Facebook até esta manhã.
Twitter
Pelo Twitter, leitores comemoraram a redução da tarifa, mas avisaram que os protestos continuam. "Eu vejo essa revogação do aumento da tarifa como incentivo pra continuar indo às ruas. É a confirmação que a voz do povo é ouvida", disse o usuário Lucas Thomé (@oversodoinverso). "O governo vai abaixar a tarifa de ônibus e os protestos continuam. Que orgulho de ver o meu Brasil lutando!", festejou Suellen Almeida (@tthelittles). 

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido