Magazine do Xeque-Mate

quarta-feira, 13 de março de 2013

Enfim queimaram a rosca branca, e a fumaça declara novo Papa, e o escolhido foi o argentino Cardeal Jorge Mario Bergoglio - Acompanhe ao vivo aqui!

Xeque - Marcelo Bancalero

Queimaram a rosca branca e o novo Papa foi escolhido!

Perdemos mais uma para a Argentina!
O argentino - Cardeal Jorge Mario Bergoglio


Papa Francisco I
O 1º Papa latino-americano 





Conclave: acompanhe ao vivo a escolha do novo papa

 Vaticano emite fumaça branca e novo papa é escolhido

Os cardeais começaram, nesta terça-feira, a reunião que definirá o novo líder da Igreja Católica. O primeiro dia terminou com fumaça preta, ou seja, sem definições.
Assista em tempo real à movimentação na Praça de São Pedro:


De acordo com os especialistas em Vaticano, sete cardeais são os mais prováveis para assumir o posto de papa. Conheça o perfil de cada um deles:




Fumaça branca sai da Capela Sistina: Igreja tem novo papa

Após dois dias de espera, fiéis na Praça de São Pedro viram fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina, o que significa que sucessor de Bento 16 foi escolhido.

Diante de fiéis ansiosos na Praça São Pedro, a chaminé da Capela Sistina emitiu fumaça branca às 19h10 desta quarta-feira (15h10 em Brasília) - indicativo de que a Igreja Católica elegeu um novo papa. Os 115 cardeais estavam isolados desde terça-feira (12) no interior da capela e realizaram até cinco votações quando atingiram um consenso. Além da fumaça branca, os badalos do sino ecoaram no Vaticano para que não restasse dúvidas de que o novo papa já foi escolhido.




AP
Fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina indicando que Igreja Católica tem novo papa

A chaminé da Praça de São Pedro serve como um indicativo para os fiéis - se a fumaça sai preta, significa que os cardeais não esolheram um novo papa. Mas se sai branca, quer dizer que o novo papa foi eleito. O pontífice escolhido, que ainda não foi anunciado, atingiu uma maioria de dois terços (no mínimo, 77 votos).
Os cardeais votaram duas vezes na manhã desta quarta na Capela Sistina e mais duas à tarde, após a primeira votação inconclusiva na terça-feira no conclave para eleger o sucessor de Bento 16 , que surpreendeu os católicos do mundo no mês passado ao se tornar o primeiro papa em 600 anos renunciar .



AP
Multidão comemora a eleição do 266º papa da Igreja Católica na Praça de São Pedro, Vaticano

O conclave teve a data marcada depois queBento 16 deixou oficialmente o cargo no mês passado. Esse fato quase inédito provocou tumulto na Igreja e expôs a divisão profunda entre os cardeais - aqueles que queriam um papa que purifique a burocracia disfuncional do Vaticano e aqueles que preferiam um pastor que possa inspirar os católicos em um tempo de crescente secularização.
Antes de seguirem para a Capela Sistina nesta quarta, os cardeais participaram de uma missa pela manhã na Capela Paulina, no Palácio Apostólico do Vaticano.
Esse conclave teve a mesma duração do anterior, de 2005, que tomou dois dias e três rodadas de votação para eleger Joseph Ratzinger como novo papa. Acreditava-se que, devido ao caráter inusitado deste conclave, a escolha do pontífice levaria mais tempo, o que acabou não se confirmando.
Apesar de não ter um favorito claro , o burburinho girava em torno do cardeal Angelo Scola , italiano tido como favorito entre aqueles que pretendem modificar a poderosa burocracia do Vaticano, o o cardeal brasileiro Odilo Scherer , favorito pelos burocratas internos do Vaticano que querem preservar seu status quo.
Entenda o processo: Saiba como funcionou o conclave
Outros nomes também surgiram, como o canadense Marc Ouellet, que chefia a Congregação para os Bispos, e o cardeal americano Timothy Dolan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido