Magazine do Xeque-Mate

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Excelente texto - Carta a Ivan Lins por Pablo Yuri Raiol Santana

Xeque- Marcelo Bancalero

O amigo  Pablo Yuri Raiol Santana, combativo militante no Facebook foi perfeito em sua análise sobre o comportamento do cantor Ivan Lins no programa Altas Horas da Globo.
O que é importante ressaltar neste artigo, é que precisamos aprender a separar os artistas e seu talento de suas ideias, sejam sobre politica, religião ou outros temas. 
Muitas vezes nos deixamos levar por algum comentário infeliz de algumas personalidades, sem nenhum questionamento, apenas aceitando seus ditos como verdades... Por que afinal, se gostamos do trabalho de fulano, por que não concordar com seu posicionamento?
Essa é uma furada!
Gosto do músico Caetano Veloso, mas odeio seu posicionamento politico... O mesmo da atriz Regina Duarte entre outros atores... E agora, com essa pérola de texto do Pablo Yuri Raiol Santana... Apesar de amar as músicas de Ivan Lins, vejo obrigado a me opor ao seu posicionamento quanto às reflexões sobre politica.
 O "neo-reaça" Ivan Lins. Como comentarista politico um excelente músico e nada mais!



Carta a Ivan Lins

por Pablo Yuri Raiol Santana, Domingo, 20 de janeiro de 2013 às 23:51 ·
            Ontem observei meio que estarrecido no programa Altas Horas de Sérgio Groisman, uma aparente "despretensiosa" fala do cantor e compositor Ivan Lins, a quem eu admirava, aliás continuo admirar como "músico" ao mesmo tempo em que faço minhas críticas ao comportamento nada "cidadão", tal fala que na verdade nada tinha de "despretensiosa" suas pretensões eram claras e até infelizes. Segundo o cantor bem ao estilo de um "neo-reaça" à culpa do crescimento de música considerada ruim na Televisão Brasileira e no Mercado Musical é do Lula e da Dilma.           

           Vejam bem a “viagem reacionária” do curto, porém pretensiosamente ridículo comentário de Ivan Lins, segundo ele se o ex-presidente Lula e a atual presidenta Dilma, não tivesse tirado uma grande parte da população da situação de exclusão social e elevado o nível socioeconômico dessa parcela da população, antes excluída para um patamar melhor, ao ponto de ter conseguido que se tornasse em "consumidores" de N produtos inclusive produtos culturais, a música considerada de “boa qualidade” iria prevalecer em detrimento da de "péssima qualidade (leia-se Funk, Brega, e sei lá mais o quê?).     

            Logo a conclusão do “obtuso” Ivan Lins é de que os novos consumidores ultrapassaram os consumidores de músicas consideradas de "alta qualidade" porque segundo o “neo-reaça” Lins, o Lula e a Dilma lhe deram a possibilidade de “consumir” ou seja segundo Lins “era melhor POBRE não consumir NADA, só a CLASSE MÉDIA e os mais ABASTADOS financeiramente” O que dizer de tais afirmações? A meu ver, enquanto CONSUMIDOR DE ROCK IN ROLL, MPB, JAZZ, BLUES, e outros tipos de músicas de Qualidade, creio que as DECLARAÇÕES do Sr. Ivan Lins são ESDRÚXULAS, DESFOCADAS, ENVIESADAS, REACIONÁRIAS, Primeiro quando você generaliza que todo "pobre" e/ou cidadão da nova Classe C seriam "consumidores de música ruim", Música BOA ou RUIM é algo relativo, vai depender do OUVIDO de quem escuta, o que é Bom pra mim, pode ser péssimo para o FULANO ou para o BELTRANO, e assim por diante Sr. Ivan Lins.     

        Segundo por possui uma série de argumentos preconceituosos, direitistas e típico daqueles que só querem confundir ao público com MEIA DÚZIA de palavras de efeito momentâneo, justamente para não aprofundar o real debate sobre política cultural, terceiro meu caro Ivan Lins, o que você queria? Que as parcelas antes excluídas do BANQUETE CULTURAL continuassem excluídas? Para que a classe MÉ(R)DIA e RICA continuasse a curtir seu sonzinho de “Qualidade” ? Perdeste a possibilidade de se calar e não entrar pra história, como mais um REVOLUCIONÁRIO de ontem, REACIONÁRIO de hoje...


Antes de finalizar penso que em mundo de quase 8 Bilhões de pessoas, HÁ ESPAÇO pra todos no quesito MUSICAL, se não gosta da Música A, B, ou C faça como eu, não escute. 




License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido