Magazine do Xeque-Mate

sábado, 28 de abril de 2012

32 anos do PT em Votorantim - Emocionante comemoração

Xeque - Marcelo Bancalero
Imagens do aniversário do nosso querido Partido dos Trabalhadores de Votorantim
Imagens falam mais que palavras.
Parabéns militância petista!









Diretório do PT em Votorantim comemora 32 anos


Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz


Para conseguir o diretório no município, membros do partido iam de casa em casa para adquirir filiados


A história do Partido dos Trabalhadores (PT) é traduzida em uma só palavra: igualdade. Palavra que começou a surgir, de fato, na Região do Grande ABC, em São Paulo, em que os sindicatos lutaram pelos direitos dos trabalhadores.
O então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, que virou depois presidente do País, era (e ainda é) o símbolo do PT. Lula que, no final da década de 1970, estava à procura de mais adeptos ao partido nos arredores de São Paulo, para tentar ganhar a eleição de 1982. Vendo essa situação e tendo grande amizade com Lula, Milton Salles Leite resolveu reunir alguns moradores de Votorantim interessados em criar um diretório do partido no município. Em 27 de abril de 1980, essa ideia virou realidade, embora não tenha sido oficializada. Só no ano seguinte, com o registro no cartório, foi que a bandeira vermelha com a estrela ao centro chegaria à cidade.
Segundo o presidente do PT de Votorantim, Ismael Nunes Pereira Filho, os filiados do partido comemoram a data da vinda do diretório ao município no ano (1980) em que houve a reunião sobre a chegada da ideologia partidária em Votorantim. Ele relembra que, para concretizar o diretório do partido, precisava ter bastante filiados. “Fomos de porta em porta, durante três meses, falando sobre a ideia do PT, para tentar conseguir mais adeptos.” Hoje o cenário é outro. Ismael fala que para se filiar ao PT precisa conhecer a ideologia do partido e, além disso, mostrar vontade e empenho.
Sobre o primeiro vereador do partido, Ismael conta que foi José Carlos de Campos Sobrinho, o Té, na eleição de 1982. “Um recém-diretório partidário conseguiu uma cadeira na Câmara Municipal. Foi uma conquista para todos nós”, enalteceu. Nesse mesmo ano, o PT teve como candidato a prefeito Antonio Pedro Ferraz, tendo como vice Geraldo Titotto Filho.
Porém, só em 2008, encabeçado por Carlos Augusto Pivetta, que o partido conseguiu ter o primeiro prefeito no município. “Outra conquista do partido na cidade”, argumentou o presidente do PT de Votorantim. Quanto ao primeiro presidente da Câmara, Ismael diz que foi Antônio dos Santos, em 2007, hoje secretário de Esportes e Lazer (Sespol).
Na eleição de Lula, em 1982, ano em que se candidatou a governador de São Paulo, Ismael comenta que o sindicalista teve uma votação expressiva na cidade. E, em 1989, quando tentou ser presidente, também teve um grande apoio do município.
Ao ser questionado sobre o crescimento do PT no País depois que Lula foi presidente, Ismael fala que o partido está desenvolvendo bem antes. Ele ainda conta que, em 1980, o partido na cidade era a terceira potência. E que hoje, segundo Ismael, está entre os partidos mais fortes do município.
Ismael, que viu todo o processo do partido em Votorantim, relata que o PT sente falta de ter um representante da sigla no Estado de São Paulo. “Na última eleição, em 2010, quase fomos para o segundo turno”, disse, lembrando que faltou pouco para que Aloizio Mercadante fosse ao 2° turno com Geraldo Alckmin (PSDB). Mesmo com a derrota de Mercadante há dois anos, ele vê em Fernando Haddad um candidato forte à prefeitura de SP para vencer José Serra (PSDB).
Amanhã, dia 27 de abril, o diretório do partido faz 32 anos de vida. A comemoração promete reunir simpatizantes e mais de 360 filiados.
A sede do partido fica na rua Sebastião Lopes, 32, no Centro. Para saber mais informações sobre o PT de Votorantim pelo endereço eletrônico www.ptvotorantim.org.br ou pelo telefone (15) 3023-5052
IN - http://noticiasvotorantim.blogspot.com.br/2012/04/diretorio-do-pt-em-votorantim-comemora.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido