SÃO PAULO, Brasil - 
Dilma Rousseff foi eleita a primeira mulher presidente do país, no domingo, quando os brasileiros votaram fortemente em favor da continuidade da política econômica e social do popular presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.
Rousseff, que serviu como chefe da Silva Sr. de pessoal e ministro da Energia, junta-se uma crescente onda de líderes democraticamente eleitos do sexo feminino na região e no mundo nos últimos cinco anos, incluindo Michelle Bachelet no Chile, Cristina Fernández de Kirchner no Argentina e Angela Merkel na Alemanha.
Rousseff, 62 anos, derrotou José Serra, o ex-governador de São Paulo, com 56 por cento dos votos, contra 44 por cento, mostraram dados oficiais.
Na escolha de Dilma, que não tem experiência política, eleitos, os eleitores enviou uma mensagem que eles preferiram dar o governante Partido dos Trabalhadores de mais tempo para ampliar o sucesso das políticas econômicas de Lula, cujo governo aprofundou a estabilidade econômica e levantou milhões de brasileiros sair da pobreza e nas classes média baixa.
Em seu discurso de vitória, Dilma se comprometeu a concentrar-se na erradicação da pobreza, que ela descreveu como um "abismo que ainda nos impede de ser uma nação desenvolvida." Ela indicou que ela favorece, dando maior controle estatal sobre a economia, especialmente os indústria do petróleo, podendo dirigir o país mais à esquerda.
Após dois mandatos de quatro anos, Lula foi impedido de buscar a reeleição, e ele escolheu a dedo Rousseff para ser seu sucessor, campanha incansavelmente por ela.
"Ele tratou esta campanha como uma campanha de reeleição", disse um sociólogo Demétrio Magnoli, disse na televisão na noite de domingo.
Embora ela não poderia igualar o carisma de Lula, Dilma ganhou domingo por dominar o norte e partes do nordeste do país, bem como os estados-chave swing Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Os eleitores que apoiaram a sua em São Paulo, onde o Sr. Serra ganhou, disse no domingo que eles estavam dispostos a olhar além de sua falta de experiência. "Se fosse apenas sobre a experiência que eu nunca iria votar nela", disse Denilson Quintino, 43, um eletricista."Mas ela tem uma boa equipe por trás dela. Hoje o país está muito melhor por causa do governo Lula. Ele fez mais para mim do que qualquer outro presidente. "
Sr. Serra, que também concorreu à presidência em 2002 e tem um longo currículo político eleito, se comprometeu a se concentrar em melhorar a educação eo sistema de saúde pública. Ele também anunciou que iria dar às empresas privadas um papel maior no desenvolvimento de uma região de petróleo recém-descobertas que poderiam transformar o país em uma potência petrolífera mundial.
Dilma prometeu construir milhares de casas de baixa renda, expandir um programa de policiamento da comunidade pioneira no Rio de Janeiro, e melhorar substancialmente a qualidade da educação e da saúde pública. No debate final entre os dois candidatos na sexta-feira, ela ligou para a educação - área em que Brasil tem ficado muitas outras nações - "mais importante questão enfrentada Brasil."
Apesar do forte apoio de Lula, a eleição foi para uma segunda rodada, quando Marina Silva, o candidato do Partido Verde e ex-ministra do Meio Ambiente com o Sr. da Silva, arrancou em 19 por cento dos votos. Muitos eleitores gostaram das políticas de Marina Silva no desenvolvimento sustentável e sua postura anti-aborto.
Dilma lutou com os eleitores conservadores religiosos em meio a acusações da oposição que tinha voltado atrás em sua posição sobre o aborto. E ela perdeu o apoio ao seu sucessor como chefe de gabinete foi acusado de tráfico de influência com as empresas que procuram contratos e empréstimos com o governo eo banco de desenvolvimento estadual.
Mas o Sr. Serra lutava para articular a mensagem da campanha consistente e, com o Sr. da Silva, em seu acampamento, a Sra. Dilma Rousseff, uma avó, duas vezes divorciado que se opôs e foi preso pela ditadura militar em seu 20s adiantado, como parte de um grupo militante , provou ser muito difícil de bater.

Myrna Domit contribuiu com reportagem
.