Magazine do Xeque-Mate

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CONSTRUINDO UM MUNDO MELHOR

mundo_melhorIntrodução:
Vivemos num mundo com grande desigualdade social, onde essa desigualdade tem se aflorado nas telas da teve e nas páginas dos jornais e revistas, mas apesar dessas informações, muitas pessoas não se sentem alertadas e de fato o efeito dessas péssimas notícias tem gerado uma casca de insensibilidade.

A opinião pública está assimilando os desequilíbrios; os homens de bem deixam para lá esse problema que não parece seu; as organizações sociais, grupos de defesa de direitos têm lutado, mas muitas vezes se embaraçam em burocracia; os políticos em sua maioria buscam o interesse de seu grupo político e não o interesse da nação e de seus cidadãos e a igreja em muitas vezes torna-se subserviente em trocas de terrenos, rádios e canais de tv´s.

Acredito na possibilidade de uma sociedade mais justa e equilibrada, onde os valores sejam iguais, e as pessoas não precisem rifar suas habilidades e qualidades para através de tráfico de influência conquistar alguma coisa. Esse credo não é particularidade minha, sei que muitos pensam do mesmo jeito, mas é que de fato muitas vezes nos vemos isolados e distanciados e assim nossas idéias ficam pulverizadas e influenciadas pelo comodismo e aceitação de alguns. Não devemos desanimar.

Os que pensam que não existe mais solução para essa sociedade escondem-se atrás de frases prontas que declaram que a busca de uma sociedade mais justa e de igualdade é utopia. Mas engraçado que o verdadeiro sentimento por de traz dessas declarações é o egoísmo.

Para mim a falta desse ponto de vista mais otimista está na falta de visão e no desejo de realizar. Não querem pagar o preço, mas querem gozar dos privilégios. Posicionam-se contra, mas se der resultado entram na festa.

Para Construirmos Uma Sociedade Melhor é preciso que todos façam sua parte e que todos lutem contra as más práticas que minam os desejos de uma sociedade melhor e mais justa.

A PRÁTICA SOCIAL

Entre muitos aspectos do intricado que se forma uma sociedade gostaria de destacar três deles apenas.

A Cidadania, a Política e a Religião.

A Cidadania:

Acredito que na busca de igualdade e de direitos comuns, na proteção ao sistema de vida que escolhemos, numa sociedade melhor e mais justa.

A Cidadania trata da busca constante da proteção e igualdade aos indivíduos.

A Política:

Acredito na administração justa e transparente da coisa pública, na pratica honesta dos recursos comuns, na necessidade de homens idôneos e capacitados para executar essa administração.

A Religião:

Acredito na importância do 'religare', da busca do homem ao seu criador, na prática do amor que gera assim na pessoa a mais alta manifestação de altruísmo e abnegação.

Na dessecação desse assunto não podemos cometer o erro de gerar uma classificação de mais ou menos importância. Todas têm seu valor e seu momento e sua hora na caminhada do ser humano, mas todas estão interligadas na Construção de uma Sociedade Melhor, devemos sempre respeitar suas individualidades e diferenças, pois cada uma deve manter-se fiel aos seus princípios e assim fazer sua parte nessa luta pelo bem de todos.

Todas essas facetas da sociedade buscam do seu modo à construção de uma sociedade melhor.

A Cidadania através da busca constante da igualdade.

A Política através da busca constante da justiça.

A Religião através da busca constante de se assemelhar ao Criador. Nesse caso a prática da essência da religiosidade, o AMOR AGAPE.

Dentro do universo histórico de cada uma, escolhi três personagens que, salvo suas diferenças, apresentam para mim a essência daquilo que disseram, ensinaram e viveram.

OS PERSONAGENS

Para a Cidadania escolhi Martin Luther King Jr.

Para a Política escolhi Mohandas Karamchand Gandhi (Mahatma Gandi) A Grande Alma.

Para a Religião escolhi Yeshua Bem Yoseph (Jesus Filho de José) Jesus Cristo, o Messias, o Salvador, o Filho de Deus YHAVHE.

Esses três personagens muito conhecido e em suas individualidades demonstraram algumas qualidades comuns. E essas características se fazem necessário para que possamos Construir Uma Sociedade Melhor.

SITUAÇÃO HISTÓRICA

Martin Luther King Jr.

O Dr. Martin Luther King, Jr. (15 de janeiro de 1929, Atlanta, Geórgia – 4 de abril de 1968, Memphis, Tennessee) foi um pastor e ativista político estadunidense. Pertencente à Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. King era seguidor das idéias de desobediência civil não-violenta preconizada por Mahatma Gandhi. Tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é: "Eu Tenho Um Sonho".

Em 1955, Rosa Parks, uma mulher negra, se negou a dar seu lugar em um ônibus para uma mulher branca e foi presa. Os líderes negros da cidade organizaram um boicote aos ônibus de Montgomery para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte. Durante a campanha de 381 dias, co-liderada por King, muitas ameaças foram feitas contra a sua vida, foi preso e viu sua casa ser atacada. O boicote foi encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana em tornar ilegal a segregação em transporte público.

Martin Luther King organizou e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei Norte Americana com a aprovação da Lei de Direitos Civis (1964), e da Lei de Direitos Eleitorais (1965). Foi durante uma destas marchas que Stokely Carmichael (futuro líder dos Panteras Negras) criou a expressão "Black Power".

Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis. James Earl Ray confessou o crime.

Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos EUA para homenagear Martin Luther King, o chamado Dia de Martin Luther King - sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país.

Mohandas Karamchand Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi (Devanagari), mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi ("Mahatma", do sânscrito "A Grande Alma") (2 de Outubro de 1869 - Nova Déli, 30 de Janeiro de 1948) foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução. Entre suas leituras prediletas estavam "A Canção Celestial" esta escritura hindu e o “Sermão da Montanha”

Mahatma Gandi Estudou advocacia na Inglaterra, Trabalho por vinte anos como advogados na África do Sul, onde lutou pelos direitos dos indianos que lá viviam.

De volta a Índia em 1915, Gandhi passou a exercer o papel de conscientizador da sociedade hindu e muçulmana na luta pacífica pela independência indiana, baseada no uso da não violência. O uso da não violência baseava-se no uso da desobediência civil.

Gandhi se envolveu com o Congresso Nacional Indiano e com o movimento pela independência. Ganhou notoriedade internacional pela sua política de desobediência civil e pelo uso do jejum como forma de protesto. Por esses motivos sua prisão foi decretada diversas vezes pelas autoridades inglesas, prisões às quais sempre se seguiram protestos pela sua libertação.

Gandhi teve grande influência entre as comunidades hindu e muçulmana da Índia. Costuma-se dizer que ele terminava rixas comunais apenas com sua presença. Gandhi posicionou-se veementemente contra qualquer plano que dividisse a Índia em dois estados, o que efetivamente aconteceu, criando a Índia - predominantemente hindu - e o Paquistão - predominantemente muçulmano.

Entretanto, no dia 30 de janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado a tiros, em Nova Déli, por Nathuram Godse, um hindu radical que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão. Godse foi depois julgado, condenado e enforcado, a despeito de que o último pedido de Gandhi ter sido justamente a não-punição de seu assassino.

Yeshua ben Yoseph

Jesus de Nazaré, Jesus Nazareno ou Jesus da Galiléia (8-4? a.C. – 29-36? d.C.) é a forma grega do nome Yeshua e por ser filho de Maria e de José, o carpinteiro, em Belém. É reconhecido oficialmente na genealogia da Casa Real de David como Yeshua ben Yoseph, ou seja, "Jesus, filho de José".

Por intermédio de Jesus e dos seus ensinamentos nasce o cristianismo. Os cristãos reconhecem-no como "O Filho de Deus" enviado à Terra para salvar a humanidade. O nome Jesus, (do hebraico, Yeshua), que significa "Deus YHVH Salva", ou "auxílio do SENHOR" (YHVH).

Foi também descrito por seus seguidores como o Messias que no hebraico (Mashíach) משיח que significa Escolhido ou O Ungido de YHVH. Seus discípulos o chamavam "Cristo" que vem do grego Χριστός (Christós), que significa "Ungido", assim como Messias de onde se origina a nomenclatura Jesus Cristo.

O principio de sua pregação era a demonstração ao próximo do amor. A idéia de um libertador estava dentro dos corações de todos os judeus, que esperavam de uma vez por todas a libertação física dos seus opressores, nessa época os Romanos. Jesus aparece pregando o perdão aos inimigos e amor, assim Barrabás opositor ao Império Romano parece se encaixar mais na forma de libertador que o povo oprimido de Israel esperava.

Embora tenha pregado apenas em regiões muito próximas de onde nasceu, sua influência tornou-se mundial. Com sua morte por crucificação seus seguidores foram perseguidos e martirizados. Nas arenas romanas alguns entregues à morte pelos leões, contudo o cristianismo cresceu. Alguns segmentos judaicos o consideram um profeta, outros um apóstata.

QUALIDADES COMUNS AOS HOMES DE GRANDE REALIZAÇÕES.

Aplicação para nossa vida hoje.

POSSUÍAM UMA VISÃO CLARA DO QUE QUERIAM.

Muitas vezes a visão vem através de um quadro que nos incomodam, uma situação social, a falta de necessidades legítimas de um grupo. Isso gera em nós um sentimento de compaixão.

Visão é o que transforma o sonho em realidade, deixamos apenas de observar essa necessidades e começamos a criar em nossa mente a possibilidade de mudar esse quadro, ou pelo menos iniciar um processo de mudança.

A visão faz com que deixemos de ser teóricos e sejamos práticos, primeiramente analisamos e chegamos na conclusão que dá para fazer algo, depois essa conclusão passa a nos incomodar, sabemos que podemos fazer e por que não estamos fazendo, então deixamos esse fazer de reflexão e observação e vamos para o próximo ponto.

TRANSFORMARAM SUA VISÃO EM MISSÃO.

Na segunda etapa devemos transformar nossa visão em missão, isso implica planejar as ações, agregar pessoas que têm a mesma visão e desejos e organiza-las para atingir o resultado esperado.

Missão é a razão da existência de um grupo, é a causa maior, motivo de todas as ações.

Para agregar devemos expor nosso ponto de vista.

FIZERAM NOTÓRIO E PÚBLICO SUAS IDÉIAS.

Quando geramos uma missão nossa vida passa por uma nova etapa, não apenas vivemos, mas vivemos com uma causa, vivemos por uma razão, vivemos dentro de um propósito.

Assim é inevitável que compartilhemos com todos e em todo tempo o que acreditamos, queremos e estamos fazendo, diz a Bíblia que “a boca fala o que está cheio o coração”; o que tem falado nossa boca? Talvez será preciso revermos as razões de nosso coração.

POSSUÍAM UM FORTE SENSO DE JUSTIÇA.

Ser justo é um atributo de uma pessoa sóbria, de uma pessoa que sabe o que é de fato o melhor para todos.

A questão da justiça social e a falta do sentimento de justiça do homem quanto indivíduo,

infelizmente a prática de “puxar a sardinha para o nosso lado”, está dentro do homem; se olharmos para as injustiças sociais de cada pais ou região, veremos sempre o desejo de alguém de levar alguma vantagem.

Ser justo é conceder às pessoas o que de fato lhe é de direito, não podemos agir com justiça nas grandes questões se não o fizermos nas pequenas questões. As pequenas questões são como sementes que faz com que lutemos de forma real e com propriedade nas grandes questões.

ABRIRAM MÃO DOS DESEJOS PESSOAIS.

Para transformar uma sociedade devemos deixar os sentimento egoísta e abrir mão dos nossos desejos pessoais em detrimento do bem maior.

Todos os grandes líderes sabe que ao liderar uma grande causa o transforma em servo dessa causa e em servo daqueles que dessa causa guardam esperança.

Na busca da melhoria social devemos além de servir o grupo conduzi-los ao resultado esperado. Assim nesse trabalho de servir e conduzir estaremos abrindo mão nos nosso desejos pessoais e ser servindo o grupo na conquista dos desejos comuns.

Esse tópico contrapõe no fato de que alguns líderes estão vivendo da causa ao contrário de que deveriam viver pela causa.

TINHAM A MENTE E O CORAÇÃO INTEGRAIS.

Ser integro numa visão é não deixar que as circunstância ou as tentações nos tire do rumo certo. É estar convicto que a nossa luta não é apenas para nós e sim pelos que virão posteriormente. É ter a visão e a visão lhe ter.

Isso me leva a ver que uma pessoa assim não deixa se levar por coisas casuais, não se deixam corromper, não abrem mão do que estão trabalhando, não age superficialmente ou aparentemente. De fato estão imbuídos das suas responsabilidade e por elas não farão concessões.

TINHAM UM PADRÃO MORAL E ÉTICO ELEVADO.

Podemos dizer que esse aspecto se assemelha ao navegador que ao fazer a carta de navegação em seu mapa cometeu um erro de um (1) grau na transcrição da carta. Certamente ele nunca chegará ao seu objetivo, pois o pequeno erro da transcrição na carta o levará a quilômetros de distância do destino desejado.

Não ser sucumbido as prevaricações. Não trocar o resultado esperado e duramente trabalhado por coisas momentâneas.

Dentro desse aspecto costumo dizer em minhas palestras a seguinte frase: quem não é fiel a esposa ou marido como será fiel ao propósito maior e ao grupo? Para fim ser fiel é o sê-lo em todas as circunstância. Não dá para ser fiel em uma área e não ser em outra. Como diria o próprio Senhor Jesus Cristo “de uma árvore boa não pode sair maus frutos”

ACREDITAVAM TANTO NO QUE QUERIAM QUE EMPRENHARIAM SUA VIDA NISSO.

A maior prova de que uma pessoa está vivendo a busca de uma sociedade melhor é o fator da auto negação. Essa auto negação não é simplesmente abrir mão dos desejos pessoais como já dissemos e a entrega total e por inteiro o busca do bem maior. Não estou pedindo para que sejamos mártires, mas será que estaríamos dispostos a dar nossas vidas para que a maioria das pessoas tivessem uma vida melhor

Martin Luter King correu risco de vida e foi assassinado por sua causa.

Mahatma Gandi correu risco de vida e foi assassinado por sua causa.

Jesus Cristo correu risco de vida e conscientemente deu sua vida por sua causa. (me permita o duplo sentido).

RESUMINDO:

A maior demonstração de estar desejando, trabalhando e lutando por uma sociedade melhor está não no poder de impor por força o alcance de uma sociedade melhor é sim a capacidade de influenciar as pessoas a buscarem a construção de uma vida melhor, para influenciarmos temos que viver, respeitar e amar.

Martin demonstrou seu amor para com todos e respeitando todos os direitos e as diferenças de opinião através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo deixou sua marca na história.

Gandi também demonstrou seu amor e respeito até mesmo aos opositores e com o princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto como um meio de revolução deixou sua marca na história.

Jesus princípio da filosofia da manifestação de amor ao próximo, mesmo aos inimigos declarados, deu seu perdão à todos e se deu por amor de todos?

CONCLUSÃO:

A Cidadania transforma a sociedade buscando a igualdade a todos os cidadãos.

A Política transforma a sociedade numa administração justa da coisa pública.

A Religião transforma a sociedade modificando o indivíduo de um ser egoísta para uma pessoa que ama, dando a este a oportunidade de demonstrar o amor ágape.

Logo para Construir Uma Sociedade Melhor precisamos de:

Igualdade, Justiça e Amor.

www.silvioferandes.comwww.missaogetsemani.tk

Um comentário:

  1. Xeque - Marcelo Bancalero

    Com estas sábias palavras do companheiro, amigo e irmão Silvio, podemos compreender a importância destes três fatores que são princípios básicos que movem desde uma pequena comunidade, até uma nação.
    Cidadania, Política e Religião.
    Por muito tempo apenas uma pequena parcela da população se preocupou com essas coisas.
    Muito poucos homens exercem em plenitude sua cidadania. Reconhecem seus direitos e deveres.
    Menos ainda, aqueles que se interessam pela política, sem perceber que esta faz parte de suas vidas. Quer queiram conhecer seus princípios ou não.
    E a religiosidade, quando não levada de uma maneira sem compromisso, quase uma religiosidade mecânica.
    E mesmo os que preferem aderir ao ateísmo trocando uma vida espiritual, por uma espirituosa acabam fazendo sem muita objetividade.
    Mas se ao menos entre nós ainda houverem alguns que tenham o respeito de Martin pelo seu semelhante, a ousadia de Gandi para ir além, e a sabedoria e amor ao próximo de Jesus no cuidado com o outro. Podemos ter esperanças de um mundo melhor.
    Mas se não podemos alcançar o mundo, podemos ao menos alcançar nossas comunidades, cidades, estados e quem sabe... Um Brasil que se faça conhecer também pela grandeza de seu povo.

    ResponderExcluir

Dê aqui seu Xeque-Mate nessa situação!

License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido