Magazine do Xeque-Mate

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Por que o Twitter é tão popular no Brasil? Times - Why Is Twitter So Popular in Brazil?

20/10/2010, Time
[tradução e comentários da Vila Vudu]

Resposta do Time: “Por que a imprensa brasileira, controlada por seis famílias reunidas em cartel, é uma merda!” (Deu no Time de 20/10/2010!)

O sucesso do Twitter no Brasil, diz James Green, professor de Estudos Brasileiros e Portugueses na Brown University, está intimamente ligado ao processo pelo qual o país saiu das sombras da ditadura até alcançar o status atual de potência global emergente.

Depois de 21 anos de ditadura que durou até1985, um pequeno grupo de famílias que monopolizam as comunicações ajudou a manter a homogeneidade da opinião pública na emergente sociedade civil brasileira.

Apesar da imensidão do território brasileiro – que vai do Amazonas às metrópoles da costa atlântica – o país viveu condenado à falta de diversidade de informação.

Assim, quando o Twitter entrou em cena, os brasileiros estavam sedentos desse tipo de novidade no universo da informação e da comunicação. “Já há clara consciência da importância e do poder do país, e o fato de o Brasil estar longe do resto do mundo motiva os brasileiros”, diz Green. “Todos querem informar-se melhor e saber das últimas tendências.” [Essa opiniãozinha desse professor é meio vagabunda, mas depois, melhora :-)]

A possibilidade de uma classe média antes inexistente ter ativa participação cívica também dinamizou o crescimento do Twitter no Brasil.

O próximo segundo turno das eleições presidenciais, que acontecerão dia 31/10, foi o principal tópico de discussão no Twitter na primeira semana do mês, segundo pesquisa publicada na página Mashable.com, que acompanha as mídias sociais.

“Todos os jornais são furiosamente contra o presidente Lula”, diz Green, referindo-se ao presidente que está concluindo seu segundo mandato, Luiz Inácio Lula da Silva, “presidente que governa para os pobres”, ele mesmo ex-metalúrgico sem graduação universitária.

“A Internet é um espaço de resistência dos eleitores contra as empresas jornalísticas brasileiras”.

A sucessora de Lula, escolhida por ele, e ex-guerrilheira, é a favorita para vencer as eleições do dia 31/10, contra o candidato do centro-direita, José Serra. 

[Faltou o Time informar seus leitores que o PSDB, partido do candidato derrotado José Serra, elegeu para o Senado há duas semanas, Aloysio Nunes Ferreira Filho, hoje, como José Serra, empedernido neoliberal privatista, mas que foi terrorista com fotos em cartazes de "Terroristas procurados", durante a ditadura brasileira.]

Os comentários da Vila Vudu estão em itálico


Veja AQUI na TIMES o artigo em Inglês


License Creatve Crommons

Postagens populares

Arquivo do blog

Anuncios

Anuncios
Custo Benefício Garantido